FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Saiba a importância de verificar a data de validade de bebidas e alimentos

prazo validade alimentos

Verificar a data de validade é um hábito para muitas pessoas, afinal, é de conhecimento geral que os alimentos e bebidas vencem e podem estragar com o passar do tempo. Mas você sabe o motivo pelo qual definir essas datas é tão importante?

O prazo de validade de bebidas e alimentos é extremamente importante, e são definidos com base em testes e análises realizadas em laboratórios especializados, com o principal objetivo de não prejudicar o organismo humano e causar danos à nossa saúde.

Pensando nisso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a importância de sempre verificar a data de validade em promoção de bebidas e alimentos antes de fazer o consumo. Continue lendo e saiba mais!

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Importância da data de validade

Resumidamente, a data de validade de alimentos e bebidas de uma loja de bebidas é o intervalo de tempo em que o alimento permanece seguro para ser consumido.

Fazer o consumo do alimento dentro do prazo de validade garante que não haverá a contaminação proveniente de microrganismos patogênicos, ou toxinas produzidas durante o armazenamento, além de manter a qualidade sensorial de determinado produto alimentício.

Ou seja, a data de validade não é somente um guia para os consumidores, mas é também um guia para os fabricantes e vendedores que precisam saber se um alimento como a caixa de leite condensado está apropriado para ser comercializado.

Como a data de validade é definida para bebidas e alimentos?

Como citado anteriormente, o prazo de validade costuma ser definido por profissionais através de testes e análises. Nesses laboratórios, é realizado o teste de alteração de cor, aroma, sabor, odor, textura, contagem de micro-organismos e muitas outras alterações que podem causar danos à saúde do consumidor.

No entanto, para que o prazo estabelecido realmente funcione, é fundamental que o consumidor siga a orientação do fabricante em relação ao armazenamento de alimentos como o chocolate em barra.

Riscos de consumir bebidas e alimentos vencidos

O principal motivo pelo qual você deve sempre estar atento aos prazos de validade é para garantir o seu bem-estar e sua saúde. Alimentos vencidos podem causar vários danos à sua saúde, como:

  • Diarréias;
  • Dores estomacais;
  • Infecção alimentar;
  • Intoxicação alimentar;
  • Vômitos;
  • Cólicas.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo