FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Saiba como agir em caso de lesão ligamentar

dor dor na perna dor no joelho cansaco perna

As lesões ligamentares podem ocorrer em decorrência de torções e traumas diretos durante a prática esportiva ou em consequência de quedas ou acidentes de trânsito. “No momento do trauma, a pessoa sente e ouve um estalo no joelho, seguido por dor”, explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, lembrando que os principais ligamentos do joelho são: os cruzados anterior e posterior e os colaterais medial e lateral.

Segundo Reichmann, uma técnica altamente eficaz vem sendo utilizada na reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) – acometido frequentemente por lesões, principalmente durante a prática de esportes. O procedimento permite a orientação das inserções femorais e tibiais das bandas antero-medial e póstero-lateral do LCA, visando melhorar a técnica cirúrgica e reproduzir a anatomia do ligamento. “Acreditamos que a reconstrução anatômica do LCA auxilia na melhora da biomecânica do joelho e, consequentemente, de sua função, diminuindo a chance de desenvolver artrose no futuro”, comemora Reichmann.

O LCA é um dos quatro mais importantes ligamentos do joelho em conjunto com o ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral lateral (LCL) e ligamento colateral medial (LCM).  É composto por duas bandas, a banda Antero-medial (AM) e a postero-lateral (PL). Sua principal função é evitar a translação anterior excessiva da tíbia em relação ao fêmur e também tem um importante papel (principalmente a banda PL) no controle da rotação excessiva do joelho.

Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider

A lesão do LCA, especificamente, ocorre por movimento de rotação do joelho ou por trauma direto sobre o joelho. As rupturas completas causam instabilidade mecânica e funcional.
Reichmann diz que o que há de mais eficaz no tratamento da lesão do LCA é a cirurgia. O objetivo é devolver a função anterior a lesão e prevenir artrose (desgaste) futura. “Estudos recentes têm demonstrado que a reconstrução de ambas as bandas pode restabelecer a estabilidade do joelho de forma mais adequada”.

O médico alerta ainda que existem consequências imediatas e tardias quando a pessoa não realiza tratamento adequado ou interrompe o processo de recuperação. “As imediatas são novos episódios de entorse que causam insegurança, dor e derrame articular. As tardias são maiores danos na articulação, incluindo lesões de meniscos e cartilagem”, finaliza Reichmann.

Recomendações em caso de uma lesão no ligamento cruzado anterior:

– Após o diagnóstico de LCA é fundamental procurar um profissional especializado e seguir rigorosamente suas orientações.

– Ao receber a indicação de fisioterapia, solicite ao médico indicação de um fisioterapeuta, pois a comunicação entre os dois e o estabelecimento de protocolos de reabilitação estão diretamente relacionados aos resultados adequados.

– Não queira agilizar o tratamento!  No caso da reabilitação do ligamento cruzado anterior, por exemplo, são aproximadamente seis meses e o retorno às atividades e, principalmente ao esporte, deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico.

– A hidroterapia na piscina é um complemento importante para a fisioterapia.

– Tenha calma! Geralmente há ansiedade para retornar às atividades do dia a di ou a prática esportiva. Cada atividade, tanto de rotina (caminhar normalmente, subir escadas, correr), quanto às relacionadas à prática esportiva, têm seu tempo de volta e a antecipação pode atrasar ainda mais o retorno definitivo à rotina normal.

– Sinais de melhora: quando há diminuição da dor, do inchaço e a capacidade de caminhar e se movimentar sem dor ou mancando, é sinal de que o quadro está evoluindo bem.

Francine Ferreira – MARCOS A. BEDIN


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo