FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Rio Mãe Luzia está em situação de emergência por conta da estiagem

Rio Mãe Luzia
Foto: Daniel Búrigo/Jornal A Tribuna

Manancial está, pelo menos, 39 centímetros abaixo do nível considerado normal.

O Rio Mãe Luzia, em Forquilhinha, está na lista de situação extrema de emergência por conta do baixo nível de água provocado pela estiagem, com medição em torno de 39 centímetros abaixo do nível considerado normal. A informação foi divulgada no relatório hidrográfico da Epagri/Ciram nessa terça-feira, 25.

Essa realidade preocupa, principalmente, a agricultura. De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri em Forquilhinha, Realdino Busarello, o principal receio gira em torno das culturas do milho e arroz. “O milho porque era para os produtores estarem na fase de semeadura, mas com o solo seco isso não é possível. É provável que atrase em pelo menos 15 dias essa parte, o que poderá interferir nos resultados da chamada safrinha, no próximo mês de janeiro, depois que a safra foi colhida”, explica.

Contape
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Já em relação à rizicultura, em que Forquilhinha é um dos principais produtores de Santa Catarina, está faltando água para o acabamento de preparo do solo que receberá o plantio do arroz. “Pelo costume essa irrigação deve ser iniciada até 30 dias antes da semeadura, e tendo em vista que essa fase começaria logo no início de setembro, já estamos prevendo que irá atrasar também”, completa Busarello.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo