saúde

Resultados além da balança: cirurgia bariátrica muda a vida de pacientes que buscam emagrecer com saúde

Perder peso é uma jornada cheia de desafios e provações. Muitas vezes você pode se sentir desanimado, mas saiba que não está sozinho. Segundo dados da pesquisa nacional de Saúde divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano passado, 60,3% dos brasileiros o que corresponde a 96 milhões de pessoas estão acima do peso.

A representante comercial Jocastra Anastácio, de Criciúma sabe bem o significado desta verdadeira luta contra a balança. Aos 25 anos ela chegou a pesar 132 kg, adquiriu vários problemas de saúde e resolveu virar a página depois de muito pesquisar sobre o assunto. “Minha obesidade deixou de ser um problema estético e passou a ser um problema de saúde. Somente na pandemia eu adquiri mais de trinta quilos. Eu sentia cansaço, desânimo, dormia mau, tive problemas de pressão arterial e muita dificuldade para me locomover. A gota d’agua foi quando percebi que não tinha mobilidade nem para brincar com a minha filha. Foi aí que resolvi tomar coragem e escrever uma nova história para minha vida” detalha a jovem.

Jocastra conta que fez uma peregrinação em vários profissionais da área, conversou com pessoas que passaram pelo mesmo procedimento, mas bastou uma conversa com Dr. Julio Cezar Cechinel Filho para decidir pela cirurgia bariátrica. “Não tive dúvidas quando ele explicou tudo e apontou a melhor alternativa. A atenção do profissional e de toda equipe me conquistou. Eles foram incríveis durante e após a operação. Não tive dúvidas e estou muito animada com os primeiros resultados” antecipa ela contando que em pouco mais de dois meses já eliminou 17 kg. “O medo da cirurgia sempre me impedia, mas resolvi fazer em nome da minha saúde. Se soubesse que era simples teria feito antes” descreve.

Net Lider
Posto Bravo
Maderonchi
Banana Motos
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Em resumo, Jocastra definiu a cirurgia como um divisor de águas na sua vida. “Antes da cirurgia não tinha mais vida, tomava remédios para pressão e dor, não queria mais ir a lugares públicos, tinha vergonha do meu peso. Depois da cirurgia, sigo todos os passos e comecei uma nova rotina. Faço caminhada, vou fazer academia e mudei a alimentação totalmente. Estou emagrecendo com saúde, sem fome por conta da cirurgia e com muita disposição para chegar ao meu peso ideal” afirma.

Tratamento eficaz, não milagre

Os bons resultados revelados por Jocastra servem como estímulo a quem vive o mesmo dilema com a balança. A paciente que já testou dezenas de dietas e receitinhas “milagrosas” que nunca funcionaram, agora se adapta a uma nova realidade. “Não existe fórmula mágica ou milagre. A obesidade requer tratamento adequado e precisa ser encara com seriedade. É importante ressaltar a gravidade da obesidade que é a segunda causa de morte evitável no mundo, perdendo somente para o tabaco.

Considerada uma doença crônica pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais consequências do excesso de peso são doenças cardiovasculares (AVC e infarto), diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer (mama, ovário, próstata, fígado, vesícula biliar, rim e cólon), além de problemas nas articulações e na locomoção” explica o médico cirurgião-geral, Dr. Julio Cezar Cechinel Filho.

O profissional conta ainda que não raras vezes os pacientes obesos são alvo de estigmas e preconceitos por questões físicas, sem que sejam considerados possíveis portadores de várias comorbidades associadas ao excesso de peso. “Por isso, muito além da balança, precisamos lembrar que a boa alimentação e a prática de atividade física são hábitos essenciais na manutenção da nossa saúde” conta.

Hospital São Judas possui estrutura moderna para cirurgias bariátricas

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, para a realização da cirurgia bariátrica é necessária uma preparação específica e um hospital preparado com infraestrutura moderna, tecnologia e um time de bons profissionais para dar o suporte necessário. O Hospital São Judas Tadeu de Meleiro atende todos estes requisitos, afirma Dr Julio. “Além de um centro cirúrgico altamente tecnológico, com infraestrutura moderna, a unidade hospitalar possui um andar exclusivo com apartamentos privativos e mobiliário customizado, que proporcionam mais funcionalidade e conforto aos pacientes obesos, onde trabalham equipes treinadas e preparadas para atender o paciente que passou por algum procedimento bariátrico” explicou.

O profissional acrescenta que após decidir fazer o procedimento é necessário iniciar um acompanhamento médico, com equipe multidisciplinar, que incluirá a própria consulta com ele e outros profissionais. “Nesta consulta inicial será explicado tudo sobre as técnicas, pré-operatório, tempo de internação, pós operatório, retornos, exames pré-operatórios e muito mais. Vale lembrar de que é extremamente importante procurar um bom cirurgião, conhecer o seu histórico e principalmente, avaliar se você̂ se sente seguro para a realização da cirurgia bariátrica com o especialista e sua equipe” finalizou.

Redação – Saulo Machado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo