FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

As repercussões da eleição da Mesa Diretora do Legislativo no meio político para 2019

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

As repercussões para 2019

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Forquilhinha pode gerar repercussões, também, fora do Poder Legislativo do município. Ao que tudo indica, o posicionamento do vereador Célio Elias (PT) no momento do pleito – de não votar em Leandro Loch (PSDB) para o cargo de vice-presidente – deverá gerar prejuízos no próximo ano para o próprio petista e, possivelmente, por consequência, para a coligação.

Acontece que ventilam nos bastidores comentários de que Célio teria tido conversas de última hora com a oposição, vislumbrando a possibilidade de eleger Ivo Córneo presidente do Legislativo com o apoio do lado contrário, não seguindo o acordo firmado pela base de governo para manter Maciel Da Soler no cargo. A situação não se confirmou e o petista votou pela recondução do atual presidente.

No entanto, essa conversa com a oposição minutos antes do início da sessão é o que pode ser a justificativa para que Célio perca a nomeação dos dois atuais cargos de assessor que possui na Câmara de Vereadores. Se isso vir a realmente acontecer, o sindicalista garante que haverá ruptura na relação até então amigável entre ele e o presidente da Casa, “deixando de ser parceiro para ser adversário” de Da Soler a partir do ano que vem.

Net Lider
Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

A eleição

Pela primeira vez de forma nominal, os vereadores de Forquilhinha votaram para os cargos de presidente, vice, 1º e 2º secretários da Mesa Diretora do Legislativo. Para os próximos dois anos, Maciel da Soler (MDB) foi reeleito em primeira votação com sete votos; Leandro Loch (PSDB) ficou como vice-presidente com cinco votos; e Adenor Pola (PP) se manteve como 1º secretário com sete votos.

Já Célio Elias (PT), que foi o vice-presidente neste dois primeiros anos, foi eleito como segundo secretário em segunda votação, por não ter recebido a maioria de votos na primeira oportunidade.

mesa diretora

E a coligação?

A situação entre Célio Elias e Maciel Da Soler poderá, involuntariamente, impactar na Administração Municipal a partir de 2019. Até o momento, o presidente do Partido Progressista e secretário de Governo de Forquilhinha, José Ricardo Junkes, garante que o impasse não muda nada na coligação firmada entre PP e PT e que os trabalhos irão continuar da mesma forma. No entanto, admite que se o petista decidir seguir um posicionamento de oposição no próximo ano, a permanência da coligação voltará a ser discutida.

Novos aliados

Junkes também destaca que, ainda que os partidos continuem na oposição, os vereadores Leandro Loch (PSDB) e Arlei Dondossola (PR) passam a ser considerados aliados e membros da base de governo, inclusive sendo convidados a participar dos atos oficiais da Administração Municipal quando surgir a oportunidade. Em relação à nomeação de indicados de ambos para cargos na prefeitura, inicialmente a afirmação é de que isso não acontecerá.

Descontentes

PSDB de Forquilhinha fez questão de deixar claro que a posição tomada pelo vereador tucano Leandro Loch – de saída da oposição e apoio à situação – foi uma decisão individual e isolada do parlamentar, feita sem consulta ao grupo que atualmente l+9idera a sigla no município. O partido também garante que não concorda ou aceitar tal decisão e que o assunto já foi repassado para avaliação da diretoria estadual do PSDB.

Aos franciscanos

A última Sessão Solene da Câmara de Vereadores neste ano de 2018 foi para homenagear a história da Ordem Franciscana, que atuou em Forquilhinha durante 81 anos. Os religiosos estão se despedindo da cidade e a Paróquia será entregue à Diocese de Criciúma. Frei Ivo Müller, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, os vigários Osvaldo Lino Luiz e Ricardo Backes, e o irmão religioso João Lopes da Silva, que hoje atuam em Forquilhinha, receberam uma placa representando todos aqueles que passaram pela cidade ao longo de oito décadas.

A sessão foi uma iniciativa do presidente da Casa, Maciel da Soler, mas todos os vereadores assinada o requerimento em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e a importância deles para a história do município.

Comunidade

No comando

Desde a última segunda-feira, o vice-prefeito de Forquilhinha, Félix Hobold (PT), se tornou prefeito em exercício, um posto que ocupará até o dia 16 de janeiro de 2019. Trata-se da primeira vez na história do município que um vice ocupa a cadeira de chefe do Poder Executivo por 30 dias. Inclusive, durante a cerimônia de transmissão do cargo, o prefeito Dimas Kammer (PP) garantiu que deixa tinta na caneta para que o parceiro de coligação possa comandar efetivamente o município neste mês.

Dimas e Félix 2

DA COMUNIDADE

Encantos do Futuro

O lançamento do CD de autoria das crianças e jovens participantes do projeto social Encantos do Futuro, ontem à noite, coroou um trabalho incrível e de extrema importância que vem sendo realizado em Forquilhinha. Neste ano, aproximadamente 100 pequenos – principalmente em situação de vulnerabilidade social – foram atendidos por nove turmas de aulas de canto e instrumento, nos Bairros Cidade Alta, Santa Líbera e Nova York.

O projeto é viabilizado com o apoio de voluntários e da Administração Municipal, por meio do Centro Cultural, que contrata um professor para dar as aulas. O CD lançado ontem é focado no Coral Encantos do Futuro, com seis faixas de canto e uma interativa, trazendo a participação de todos os envolvidos. No próximo ano, a intenção é ampliar a iniciativa também para o Bairro Santa Cruz, com a contratação de um segundo professor.

21 12 Encantos do Futuro

Últimos dias I

Últimos dias de comércio aberto em horário estendido, em Forquilhinha, para quem ainda não conseguiu comprar os presentes de Natal. Hoje os estabelecimentos ainda funcionarão até às 21h; amanhã será de expediente até às 19h; no próximo domingo, com lojas abertas das 17h às 22h; e, por fim, na segunda-feira, véspera de Natal, o comércio fecha apenas às 16h.

Últimos dias II

Segue à todo vapor, também, a tradicional campanha de Natal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha, que neste ano conta com a participação de 91 estabelecimentos. Em 2018, a entidade sorteará R$ 30 mil em vale compras, divididos em dez prêmios de R$ 3 mil cada, que ainda poderão ser divididos em dez comércios diferentes que estejam participando da ação. Os cupons serão distribuídos até segunda-feira e o sorteio acontece na próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro.

Bom velhinho

Ainda no clima natalino, a casa do Papai Noel de Forquilhinha, na Praça dos Imigrantes Alemães, seguirá aberta até este domingo, dia 23 de dezembro. Hoje funciona das 8h às 12h e das 13h às 22h, e neste último fim de semana, das 18h às 22h.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo