Colunistas

As repercussões da eleição da Mesa Diretora do Legislativo no meio político para 2019

Câmara de vereadores II

DA POLÍTICA

As repercussões para 2019

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Forquilhinha pode gerar repercussões, também, fora do Poder Legislativo do município. Ao que tudo indica, o posicionamento do vereador Célio Elias (PT) no momento do pleito – de não votar em Leandro Loch (PSDB) para o cargo de vice-presidente – deverá gerar prejuízos no próximo ano para o próprio petista e, possivelmente, por consequência, para a coligação.

Acontece que ventilam nos bastidores comentários de que Célio teria tido conversas de última hora com a oposição, vislumbrando a possibilidade de eleger Ivo Córneo presidente do Legislativo com o apoio do lado contrário, não seguindo o acordo firmado pela base de governo para manter Maciel Da Soler no cargo. A situação não se confirmou e o petista votou pela recondução do atual presidente.

No entanto, essa conversa com a oposição minutos antes do início da sessão é o que pode ser a justificativa para que Célio perca a nomeação dos dois atuais cargos de assessor que possui na Câmara de Vereadores. Se isso vir a realmente acontecer, o sindicalista garante que haverá ruptura na relação até então amigável entre ele e o presidente da Casa, “deixando de ser parceiro para ser adversário” de Da Soler a partir do ano que vem.

Dengo Produtos de Limpeza
DM Seguros
Maderonchi
Colinas Chocolatteria
Spilere Serralheria
Contape

A eleição

Pela primeira vez de forma nominal, os vereadores de Forquilhinha votaram para os cargos de presidente, vice, 1º e 2º secretários da Mesa Diretora do Legislativo. Para os próximos dois anos, Maciel da Soler (MDB) foi reeleito em primeira votação com sete votos; Leandro Loch (PSDB) ficou como vice-presidente com cinco votos; e Adenor Pola (PP) se manteve como 1º secretário com sete votos.

Já Célio Elias (PT), que foi o vice-presidente neste dois primeiros anos, foi eleito como segundo secretário em segunda votação, por não ter recebido a maioria de votos na primeira oportunidade.

E a coligação?

A situação entre Célio Elias e Maciel Da Soler poderá, involuntariamente, impactar na Administração Municipal a partir de 2019. Até o momento, o presidente do Partido Progressista e secretário de Governo de Forquilhinha, José Ricardo Junkes, garante que o impasse não muda nada na coligação firmada entre PP e PT e que os trabalhos irão continuar da mesma forma. No entanto, admite que se o petista decidir seguir um posicionamento de oposição no próximo ano, a permanência da coligação voltará a ser discutida.

Novos aliados

Junkes também destaca que, ainda que os partidos continuem na oposição, os vereadores Leandro Loch (PSDB) e Arlei Dondossola (PR) passam a ser considerados aliados e membros da base de governo, inclusive sendo convidados a participar dos atos oficiais da Administração Municipal quando surgir a oportunidade. Em relação à nomeação de indicados de ambos para cargos na prefeitura, inicialmente a afirmação é de que isso não acontecerá.

Descontentes

PSDB de Forquilhinha fez questão de deixar claro que a posição tomada pelo vereador tucano Leandro Loch – de saída da oposição e apoio à situação – foi uma decisão individual e isolada do parlamentar, feita sem consulta ao grupo que atualmente l+9idera a sigla no município. O partido também garante que não concorda ou aceitar tal decisão e que o assunto já foi repassado para avaliação da diretoria estadual do PSDB.

Aos franciscanos

A última Sessão Solene da Câmara de Vereadores neste ano de 2018 foi para homenagear a história da Ordem Franciscana, que atuou em Forquilhinha durante 81 anos. Os religiosos estão se despedindo da cidade e a Paróquia será entregue à Diocese de Criciúma. Frei Ivo Müller, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, os vigários Osvaldo Lino Luiz e Ricardo Backes, e o irmão religioso João Lopes da Silva, que hoje atuam em Forquilhinha, receberam uma placa representando todos aqueles que passaram pela cidade ao longo de oito décadas.

A sessão foi uma iniciativa do presidente da Casa, Maciel da Soler, mas todos os vereadores assinada o requerimento em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e a importância deles para a história do município.

No comando

Desde a última segunda-feira, o vice-prefeito de Forquilhinha, Félix Hobold (PT), se tornou prefeito em exercício, um posto que ocupará até o dia 16 de janeiro de 2019. Trata-se da primeira vez na história do município que um vice ocupa a cadeira de chefe do Poder Executivo por 30 dias. Inclusive, durante a cerimônia de transmissão do cargo, o prefeito Dimas Kammer (PP) garantiu que deixa tinta na caneta para que o parceiro de coligação possa comandar efetivamente o município neste mês.

DA COMUNIDADE

Encantos do Futuro

O lançamento do CD de autoria das crianças e jovens participantes do projeto social Encantos do Futuro, ontem à noite, coroou um trabalho incrível e de extrema importância que vem sendo realizado em Forquilhinha. Neste ano, aproximadamente 100 pequenos – principalmente em situação de vulnerabilidade social – foram atendidos por nove turmas de aulas de canto e instrumento, nos Bairros Cidade Alta, Santa Líbera e Nova York.

O projeto é viabilizado com o apoio de voluntários e da Administração Municipal, por meio do Centro Cultural, que contrata um professor para dar as aulas. O CD lançado ontem é focado no Coral Encantos do Futuro, com seis faixas de canto e uma interativa, trazendo a participação de todos os envolvidos. No próximo ano, a intenção é ampliar a iniciativa também para o Bairro Santa Cruz, com a contratação de um segundo professor.

Últimos dias I

Últimos dias de comércio aberto em horário estendido, em Forquilhinha, para quem ainda não conseguiu comprar os presentes de Natal. Hoje os estabelecimentos ainda funcionarão até às 21h; amanhã será de expediente até às 19h; no próximo domingo, com lojas abertas das 17h às 22h; e, por fim, na segunda-feira, véspera de Natal, o comércio fecha apenas às 16h.

Últimos dias II

Segue à todo vapor, também, a tradicional campanha de Natal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha, que neste ano conta com a participação de 91 estabelecimentos. Em 2018, a entidade sorteará R$ 30 mil em vale compras, divididos em dez prêmios de R$ 3 mil cada, que ainda poderão ser divididos em dez comércios diferentes que estejam participando da ação. Os cupons serão distribuídos até segunda-feira e o sorteio acontece na próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro.

Bom velhinho

Ainda no clima natalino, a casa do Papai Noel de Forquilhinha, na Praça dos Imigrantes Alemães, seguirá aberta até este domingo, dia 23 de dezembro. Hoje funciona das 8h às 12h e das 13h às 22h, e neste último fim de semana, das 18h às 22h.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Spilere Serralheria G
Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo