FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Regulação da fila na área da saúde é tema de reunião na AMREC

DSC 0940

Secretários dos municípios da região da AMREC e da AMESC tiram dúvidas sobre o sistema de regulação, que deve dar mais transparência ao processo.

Os secretários de Saúde das regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e da Associação dos Munícipios da Região do Estremo Sul Catarinense (AMESC) estiveram nesta sexta-feira, 27, pela manhã e parte do período da tarde, no auditório da AMREC para debater e tirar dúvidas sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

Segundo o diretor executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Santa Catarina (Cosemes), Geraldo Azzolini, a lei estadual 170.066, que entra em vigor na semana que vem, 31, diz que a fila para atendimento na área da saúde precisa ser pública. “A fila precisa ser publicada mensalmente no sistema”, afirma.

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Segundo Geraldo no fim do mês, os municípios polo e o Estado que já dispõem sobre a central de regulação já devem iniciar este serviço seguindo ordem cronológica onde o paciente foi colocado no sistema, sendo possível que um paciente que esteja num estado mais grave passe na frente, desde que um profissional técnico possa regular o sistema.

“Se uma pessoa sofreu um acidente e precisa de fisioterapia, ela passa na frente de quem tem uma dorzinha no ombro, por exemplo. O caso de acidente é mais grave. E isso quem vai resolver é o regulador”, explica Geraldo.

O coordenador da Comissão Intergestora Regional da AMREC (CIR) e secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Passarela, avalia a reunião de forma positiva para tirar dúvidas, mas que ainda é o que se debater principalmente no caso do Consócio de Saúde. “A determinação está caminhando para que o município sede que regularize o consórcio. Nós queremos cada município que aporte o seu recurso, tenha autonomia para que faça o seu controle da fila dos seus pacientes”, diz Passarela.

Francine Ferreira – Antônio Rozeng


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo