Óticas Carol
Sulcatel
Óticas Carol 2
Região

SC registra queda nos indicadores criminais pelo segundo mês consecutivo

Odonto Excellence

Pelo segundo mês consecutivo, Santa Catarina registrou redução nos números de homicídios dolosos e crimes contra o patrimônio – roubo e furto. Florianópolis e Joinville são os municípios com a maior redução de assassinatos no Estado. As duas cidades também apresentaram queda em outros indicadores criminais como latrocínios, roubos e furtos.  No comparativo com janeiro e fevereiro de 2017 a Capital teve redução de 24,2%, e Joinville ficou em 26,9%. No Estado, nesses dois primeiros meses, a redução foi de 17%.

Estatísticas 1

Estatísticas 2

Stylo Bike
Spilere Serralheria
Ri Cred
ES Academia
Anunciar 2017 – 200px
Maderonchi

Latrocínio, roubo e furto também seguem a mesma tendência, apresentando em fevereiro de 2018 queda de 83,3%, 37,8% e 24,9%, respectivamente. No acumulado dos dois primeiros meses de 2018, tais crimes têm queda de 79,6%, 33,7% e 22,7%, respectivamente.

O perfil de vítima e autor não teve alteração. As estatísticas mostram que 70% das vítimas e 75% dos autores tinham antecedentes policiais. Em 51,9% das ocorrências, o principal meio empregado foi a arma de fogo. Nos dois primeiros meses de 2018, houve registro de homicídio em 58 cidades – 237 não registraram nenhum assassinato.

Termômetro da criminalidade Estadual

Florianópolis e Joinville concentram, em média, cerca de 20% dos homicídios ocorridos no Estado. Por participar dessa considerável fatia, o aumento ou a diminuição dos homicídios nesses municípios refletem diretamente nos índices estaduais.

Analisando a série temporal desde 2008, a Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) observou uma correlação muito forte entre a variação dos índices desses municípios com a variação dos índices estaduais. Isso quer dizer que, normalmente, quando há aumento dos homicídios nestes dois municípios, também há no Estado; quando os homicídios diminuem em Florianópolis e Joinville, também costumam diminuir no Estado.

Para o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, a tendência é que os indicadores de criminalidade tenham queda com  a intensificação do trabalho de polícia ostensiva e de investigação. O secretário também credita as ações integradas para reverter o quadro da criminalidade.

Francine Ferreira – João Carlos Mendonça Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Anuncie FN 2017
Coopera Rodapé
Topo