FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

SC registra queda nos indicadores criminais pelo segundo mês consecutivo

operacao ferrolho 20180301 1047662078

Pelo segundo mês consecutivo, Santa Catarina registrou redução nos números de homicídios dolosos e crimes contra o patrimônio – roubo e furto. Florianópolis e Joinville são os municípios com a maior redução de assassinatos no Estado. As duas cidades também apresentaram queda em outros indicadores criminais como latrocínios, roubos e furtos.  No comparativo com janeiro e fevereiro de 2017 a Capital teve redução de 24,2%, e Joinville ficou em 26,9%. No Estado, nesses dois primeiros meses, a redução foi de 17%.

Estatísticas 1

Estatísticas 2

Net Lider
Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Latrocínio, roubo e furto também seguem a mesma tendência, apresentando em fevereiro de 2018 queda de 83,3%, 37,8% e 24,9%, respectivamente. No acumulado dos dois primeiros meses de 2018, tais crimes têm queda de 79,6%, 33,7% e 22,7%, respectivamente.

O perfil de vítima e autor não teve alteração. As estatísticas mostram que 70% das vítimas e 75% dos autores tinham antecedentes policiais. Em 51,9% das ocorrências, o principal meio empregado foi a arma de fogo. Nos dois primeiros meses de 2018, houve registro de homicídio em 58 cidades – 237 não registraram nenhum assassinato.

Termômetro da criminalidade Estadual

Florianópolis e Joinville concentram, em média, cerca de 20% dos homicídios ocorridos no Estado. Por participar dessa considerável fatia, o aumento ou a diminuição dos homicídios nesses municípios refletem diretamente nos índices estaduais.

Analisando a série temporal desde 2008, a Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) observou uma correlação muito forte entre a variação dos índices desses municípios com a variação dos índices estaduais. Isso quer dizer que, normalmente, quando há aumento dos homicídios nestes dois municípios, também há no Estado; quando os homicídios diminuem em Florianópolis e Joinville, também costumam diminuir no Estado.

Para o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, a tendência é que os indicadores de criminalidade tenham queda com  a intensificação do trabalho de polícia ostensiva e de investigação. O secretário também credita as ações integradas para reverter o quadro da criminalidade.

Francine Ferreira – João Carlos Mendonça Santos


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo