FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Reforma Administrativa será realizada a partir de setembro na Prefeitura de Forquilhinha

francine ferreira

DA POLÍTICA

Reforma em setembro

Deve ser sancionada e colocada em prática no início de setembro a reforma administrativa na Prefeitura de Forquilhinha, aprovada por unanimidade nesta semana na Câmara de Vereadores do município. O prefeito Dimas Kammer afirma que cargos serão extintos, enquanto outros serão criados, para que o trabalho nas repartições públicas municipais seja otimizado. Com a reforma, segundo Kammer, os gastos com folha de pagamento devem diminuir em torno de R$ 140 mil por mês.

Nas escolas

Deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) vai realizar vistorias hoje em todas as escolas estaduais localizadas em Forquilhinha, acompanhado do gerente de Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma, Ricardo Brogni. Ambos devem levantar as principais demandas das instituições, para que o deputado possa buscar soluções junto a Secretaria de Estado da Educação. Minotto quer, também, atenção especial do Governo do Estado para Forquilhinha na liberação de recursos através de emendas e do Fundam.

Até o fim do mês

Assunto pendente há semanas em Forquilhinha, o futuro da pavimentação da Rodovia Jacob Westrup deve ser definido somente no fim de agosto – se tudo der certo. Conforme o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, a empresa responsável pelo projeto segue realizando visitas à parte da obra já realizada e ao trecho que ainda precisa receber o asfalto, para determinar os detalhes do plano que definirá como o restante da pavimentação será realizado – e a tão comentada estimativa de gasto com a obra.

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape

16 06 Rodovia Jacob Westrup

DA COMUNIDADE

Hora de ITR

Produtores rurais ou pessoas que tenham propriedades na área rural estão sendo convocados para pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo segue até o dia 29 de setembro e quem deixar para depois, pagará multa e pode ter o CPF bloqueado. Em Forquilhinha, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais tem auxiliado os cadastrados na realização do procedimento. Do município e algumas cidades vizinhas, são 1,6 mil cadastros que precisam efetuar o pagamento do ITR. Ainda que para quem é associado ao sindicato o processo seja mais barato, o auxílio também é ofertado aos não associados.

18 08 Agricultura

Susto

Um incêndio em vegetação, de grandes proporções, chamou atenção dos forquilhinhenses nesta semana, em um área de recuperação ambiental entre os Bairros Ouro Negro e Santa Líbera. O Corpo de Bombeiros de Forquilhinha precisou ficar mobilizado durante boa parte da tarde e noite da última quarta-feira. Com uma equipe de cinco profissionais, sendo três bombeiros militares e dois comunitários, foi necessário o uso de batedores e aproximadamente dois mil litros de água para acabar com o fogo. O principal trabalho realizado foi de contenção do incêndio, para que as chamas não se alastrassem para uma área ainda maior, uma vez que próximo ao local havia um depósito de explosivos desativado.

incendio 1

Foto: Corpo de Bombeiros de Forquilhinha

Tecnológica

Com objetivo de contribuir com a diversidade de conteúdos e aprendizado nas escolas de Forquilhinha, 22 projetores multimídia estão sendo instalados nas salas de aula de turmas de quartos e quintos anos da rede municipal de ensino. A intenção é beneficiar aproximadamente 600 alunos neste ano. Forquilhinha possui seis escolas de ensino fundamental e todas vão receber os equipamentos.

18 08 Multimídia

Seletivo

O resultado do último processo seletivo realizado pela Administração Municipal de Forquilhinha saiu nesta semana e, a partir de agora, inicia-se a organização interna na prefeitura para que os aprovados nas provas sejam chamados para trabalhar. A expectativa é que esse chamamento seja realizado a partir de setembro, de acordo com a necessidade de cada área. As vagas são temporárias e o contrato tem validade de até um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. O resultado pode ser conferido no site iobv.org.br.

Na Agroponte

A agricultura de Forquilhinha está muito bem representada na sétima edição da Agroponte, que acontece até domingo no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Produtores da Cooperativa de Agricultura Familiar do município (Coonafor) estão, desde a última quarta-feira, expondo seus principais produtos. Alimentação de qualidade garantida, além do tradicional – e delicioso – caldo de cana de feira!

 

Na Rua Coberta

Mas apesar da exposição extra, será realizada normalmente hoje a feira de produtos da Coonafor em Forquilhinha. Como todas as semanas, desde as primeiras horas da tarde, os agricultores familiares associados à cooperativa seguirão comercializando seus produtos, também, na Rua Coberta, ao lado da Praça dos Imigrantes Alemães, na área central da cidade.

Festa no sindicato

Muito churrasco, embalado com apresentações musicais da região, espera os mais de 500 sócios e convidados do Sindicato da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) na posse da nova direção e comemoração dos 28 anos de fundação da entidade. A festa acontece amanhã, a partir das 20h na sede do sindicato, no Centro de Forquilhinha. O atual tesoureiro, Jeovanio Eler, assume pela primeira vez a presidência, até a metade de 2020, no lugar de Célio Alves Elias. O atual vereador forquilhinhense, que havia ficado à frente da entidade em mandatos intercalados durante 12 anos, segue na direção no Conselho de Representantes.

Ocupa Praça

O próximo domingo trará mais uma oportunidade de integração e fortalecimento da cultura em Forquilhinha. Acontecerá, a partir das 14h na Praça dos Imigrantes Alemães, a 3ª edição do Ocupa Praça, levando a celebração da diversidade cultural, mais uma vez, à área central do município. Organizado pelo coletivo cultural Catavento, em parceria com a Administração Municipal e Coopera, a iniciativa reuniu em sua última edição aproximadamente 200 pessoas, e para o próximo domingo a expectativa é que o número aumente ainda mais. Artistas do município terão a oportunidade de expor seus trabalhos e pequenos torneios de slackiline e skate serão realizados no local.

Danças urbanas aleragam a tarde do último Ocupa Praça foto Francisca Daltoe

Foto: Francisca D’Altoé


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo