FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Reconhecimento marca celebração dos 53 anos da Unesc

IMG 1804

Painel foi promovido pela Universidade, que recebeu autoridades de forma presencial e virtual na noite desta terça-feira (22/6).

A magnitude da Unesc e o impacto positivo que reverbera para muito além do campus puderam ser mensuradas no encontro que marcou a comemoração do 53º aniversário da Instituição, celebrado nesta terça-feira (22/6). Em encontro realizado em formato híbrido, com convidados recebidos de forma presencial e virtual, a Universidade teve atuação reconhecida e promoveu o debate sobre “a importância das Universidades Comunitárias para o Desenvolvimento Socioeconômico de Santa Catarina”.

Entre os presentes na noite de celebração e olhares voltados ao trabalho da Unesc, estiveram representantes das principais lideranças políticas e empresariais da região, ao lado dos convidados para o painel de discussões: o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, Luciano Buligon, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holtausen e do assessor institucional da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Adriano Rodrigues.

Net Lider
Contape
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

O encontro foi mediado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reeleita recentemente para mais uma gestão à frente da Universidade. Para Luciane, o compromisso de estar diante de uma instituição de tamanha grandeza é não só com a educação, mas também com a honra daqueles que, há 53 anos, pensaram e demandaram imensuráveis esforços para torná-la real.

“Somos uma comunidade de 12 mil pessoas entre estudantes e colaboradores, 73 cursos de graduação, 50 cursos de pós-graduação, seis residências, sete programas de mestrado e cinco de doutorado, 21 cursos técnicos, além de Educação Básica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio. Neste contexto, podemos dizer seguramente que somos gigantes, não é mesmo? É assim que queremos continuar para as gerações futuras: uma Universidade comunitária, de qualidade, laica, inclusiva, socialmente referenciada e sustentável economicamente”, destacou em seu discurso.

Mesmo diante dos tempos mais desafiadores já vistos, conforme a reitora, o enfrentamento foi e é feito com foco na preservação da segurança sanitária dentro e fora dos limites do campus. “Investimos com robustez na continuidade de nossas atividades com qualidade em níveis de excelência de qualidade para alunos, professores e funcionários. Auxiliamos a sociedade externa na condução de soluções melhores, gerando e cedendo profissionais, cientistas e tecnologias, para o enfrentamento da pandemia de coronavírus, um mal que atinge a todos, com ciência e conhecimento, voltados para a vida. A ciência é o grande legado da civilização ocidental. A vida é o mais importante sempre. O que pode existir, afinal, fora dela?”, acrescentou.

Extensão do serviço público

As informações e os números levantados pela reitora foram endossados pelos participantes, entre eles o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, representando todos os prefeitos das regiões da AMREC E AMESC. “A prefeitura é uma extensão da Universidade, tantas são as parcerias que temos no campo tecnológico, na saúde, ambiental e diversas outras áreas. A Unesc transformou a nossa região através do estudo, da pesquisa e da extensão. Contar com essas parcerias é muito importante para dar norte, direção certa para as medidas que precisamos tomar e a assinatura da Universidade nos dá segurança ainda maior”, apontou.

Para o Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Luiz Fernando Cardoso, Vampiro, não há dúvidas de que a Unesc é referência não só na região, mas nacional e internacionalmente. “É com muito orgulho que deixo nosso agradecimento pela Unesc e o que ela representa para a região e para o Estado. Tenho muito orgulho da Universidade. Ela é referência. Em nome do governo Carlos Moisés reitero o agradecimento pela jovialidade e alta conexão com a tecnologia no ensino. A Unesc é exemplo”, destacou.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa às Universidades Comunitárias de Santa Catarina, o deputado estadual Rodrigo Minotto, também fez questão de destacar a relevância da presença da Instituição há mais de cinquenta anos, colaborando com a formação de melhores cidadãos. “Uma universidade representa a abertura de novos horizontes pela possibilidade de desconstrução de paradigmas e construção de novos saberes. A reitora tem feito um excelente trabalho levando o nome do Sul não só para todo o Estado, mas para todo o país e fora dele”, reiterou.

Agradecimento dos estudantes

Representando os estudantes presentes, o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unesc, acadêmico de Engenharia Civil, Douglas Leffa Pirolla, destacou a gratidão especial ao ex-reitor Ruy Hulse, assim como a cada um dos reitores que comandaram a Universidade ao longo dos seus anos de história e os alunos, que dão vida ao campus.

“Hoje é um dia festivo, de regozijo. É comemorar mais um capítulo da história da história regional que é escrito por várias competentes mãos, dia de agradecimento. Que saibamos viver esse momento e possamos cumprir a missão da Universidade de ‘educar, por meio de ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e sustentabilidade do ambiente de vida’”, concluiu.

Prestígio entre a classe empresarial

Acompanhar o trabalho desenvolvido pela Unesc, para o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostim Acic, é mais que um prazer, uma honra. “Digo com orgulho que sou testemunha do excelente trabalho que a Unesc desenvolve há mais de cinco décadas não só nos conhecimentos técnicos, mas na formação crítica de excelentes profissionais para a nossa região. Tenho a honra de celebrar e prestigiar todo esse reconhecimento pelo primordial papel desenvolvido pela Universidade”, garantiu Moacir.

Apoio das Comunitárias

A tarefa de evidenciar a importância das instituições de cunho comunitário, conforme o diretor da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, Paulo Muniz, não é difícil, tendo em vista as evidências já levantadas por cada um dos participantes. “A representatividade aqui presente já evidencia a relevância da Unesc e da Universidades comunitárias no contexto socioeconômico e político da região de forma muito clara. Costumo dizer que conhecimento tem valor quando transforma e é exatamente isso que a Unesc faz: transforma, por meio do conhecimento”, comentou Paulo, direto de Pernambuco, onde também atua como reitor.

Significado de pertencimento

Ao se referir à Unesc como “a nossa Universidade”, conforme o vereador representante da Câmara de Vereadores de Criciúma, Nícola Martins, a Instituição demonstra aquilo que, de fato, é: uma propriedade de todos. “A palavra ‘nossa’ é muito representativa quando falamos da Unesc. É isso que ela significa: um lugar de todos. A Universidade é exemplo em desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão. É uma cidade, maior que muitos municípios, que tem como grande diferencial a ação comunitária, a participação no dia a dia da região”, pontuou.

Todo o trabalho desenvolvido e a cultura construída ano após ano por meio de intenso trabalho na Universidade, de acordo com o deputado federal Ricardo Guidi, deixa o legado de orgulho a cada um que, assim como ele, faz parte da história. “Me sinto muito orgulhoso por ser egresso da Unesc, ter minha família também envolvida na evolução da Universidade e por hoje fazer parte desta celebração. São 53 anos de trabalho que transformaram a Instituição em uma referência em todo o país. São 53 anos acolhendo acadêmicos de todos os lugares e melhorando a vida das pessoas”, acrescentou Guidi.

Debate bem embasado

Com números e dados históricos, os três convidados da noite para o Painel puderam, cada um sob seu ponto de vista, destacar a relevância das universidades comunitárias para o desenvolvimento do Estado. Para Fábio, as transformações possibilitadas com a instalação da Fundação Educacional que originou a Unesc há exatos 53 anos são imensuráveis e já não é possível vislumbrar a região sem elas. “Eu não gostaria de imaginar esse mundo sem todos esses profissionais formados pela Unesc e por todas as Universidades Comunitárias”, garantiu.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, não é à toa que Santa Catarina tem excelentes números no que diz respeito a desenvolvimento e equilíbrio regional. “O Estado conta com índices de primeiro mundo e isso é fruto de muito trabalho. Um dos personagens dentro dessa história, que jamais pode ser deixado de lado, é justamente a universidade comunitária. Hoje é inimaginável fazer qualquer política de inovação ou desenvolvimento regional sem envolver a Universidade”, comentou Buligon.

Finalizando as falas e avalizando todos os dados já levantados à discussão pelos colegas, Adriano reiterou a importância dos laços estabelecidos pela Unesc com toda a comunidade e enaltecidos na noite de comemoração. “É muito evidente este estreito laço. Isso porque o braço da universidade chega na casa das pessoas, na indústria, na gestão municipal, em todos os locais de diferentes maneiras”, acrescentou o assessor institucional da Acafe.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo