FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Vereadora propõe criação do programa “Recicla Forquilhinha” com incentivo à coleta seletiva

Recicla

Proposta sugere parceria entre a Prefeitura, moradores e a Acafor com troca de recicláveis por tickets de feira

A vereadora Laísa da Silva Figueredo (PSDB) apresentou na 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Forquilhinha a Indicação nº 063/2025, sugerindo ao Poder Executivo a criação do programa “Recicla Forquilhinha”, com foco na valorização da coleta seletiva de resíduos recicláveis e incentivo à sustentabilidade no município.

A proposta prevê uma parceria entre a Prefeitura de Forquilhinha, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor) e a população, criando um sistema onde os moradores poderão trocar materiais recicláveis por tickets para serem utilizados na Feira da Agricultura Familiar, realizada semanalmente na cidade.

Coopera
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

“Além de promover educação ambiental, o programa também estimula a economia local e valoriza o trabalho dos catadores. É uma iniciativa simples, mas que gera grande impacto social, ambiental e econômico”, destacou Laísa.

De acordo com a vereadora, os moradores levariam os materiais recicláveis até pontos de coleta pré-estabelecidos, onde seriam pesados e convertidos em tickets. O modelo já é adotado com sucesso em outros municípios e, segundo ela, pode tornar-se um estímulo importante à separação correta dos resíduos domésticos.

“Precisamos criar o hábito da separação do lixo. Iniciativas como essa ajudam a criar uma cultura sustentável e consciente, ao mesmo tempo em que proporcionam benefícios diretos à comunidade”, completou.

A indicação foi encaminhada ao prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e à secretaria competente para análise e possível implementação.

Texto e foto: Natasha Monteiro


Marka final pauta
Coopera Rodapé 05

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo