FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Trabalho

O que fazer se você perder o emprego por causa da COVID-19?

0

A pandemia da COVID-19 afetou muitos empregos no Brasil. Isso aconteceu porque muitas delas não conseguiram segurar seus negócios em meio a queda de movimento e o fechamento do comércio.

Com isso, muitas dessas empresas demitiram funcionários e algumas até mesmo fecharam as portas. Se você é um desses colaboradores que perderam o emprego no meio da pandemia, vai gostar de saber o que trouxemos para você neste post.

Quando o desemprego chega, principalmente em um período tão conturbado como a pandemia, muitas pessoas ficam sem saber o que fazer, mas saiba que é possível tomar ação e melhorar a sua situação como desempregado.

Credisol
Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Sendo assim, veja abaixo então as nossas dicas do que fazer se você perder o emprego por causa da COVID-19.

Organize seu orçamento

Se você não tem as suas finanças organizadas, agora é hora de colocar tudo em ordem. Considerando que você agora não tem uma renda, é preciso ter uma noção de quais são os gastos mensais para saber onde o seu dinheiro está indo.

Este é o primeiro passo para melhorar a sua situação financeira neste período. Com isso você vai conseguir aproveitar melhor o dinheiro que sobra para manter os seus compromissos financeiros e necessidades básicas.

Por isso, coloque em um papel todos os seus gastos dos meses anteriores e faça uma média do seu custo mensal. Você precisa colocar tudo que foi gasto nos últimos meses e quanto mais informações você tiver, mais específica vai ser a sua média de gastos.

O valor final que você encontrar vai ser o que você precisa para cumprir seus compromissos, mas ele pode ser diminuído se você colocar em prática algumas ações para economizar.

1

Procure maneiras de economizar

Alguns gastos vão deixar de existir no seu orçamento agora que você está desempregado. Isso porque todo trabalhador costuma gastar um pouco para se manter no trabalho, seja com transporte, comida, roupas e outras despesas.

Com isso, o seu custo mensal vai diminuir, mas você pode ir mais fundo para diminuir drasticamente o seu custo mensal. Nessa primeira fase do desemprego, que você ainda não tem perspectiva de renda, é possível fazer um esforço maior para não gastar muito dinheiro.

Veja algumas maneiras de economizar se você perder o emprego:

  • Considere dividir a internet com o vizinho
  • Cancele serviços de tv a cabo e streaming
  • Não peça delivery e cozinhe em casa
  • Faça uma lista de compras antes de ir ao mercado
  • Não vá fazer compras de barriga vazia
  • Leve o dinheiro contado para tudo que for comprar
  • Desligue luzes e aparelhos que não estão em uso
  • Dispense os serviços de diarista (se houver)
  • Cancele as aulas de hobby (se houver)
  • Evite comprar no cartão de crédito

Existem muitas formas de economizar no seu orçamento e cada um sabe o melhor jeito de cortar gastos. Ao fazer a análise dos seus custos você já vai conseguir enxergar bem melhor tudo que pode ser feito para diminuir as contas do mês.

Aproveite para se qualificar

Agora que você tem tempo livre, você pode aproveitar para se qualificar na sua área de interesse profissional. Se você ainda não trabalha com o que gosta, essa é uma ótima oportunidade para iniciar a carreira dos seus sonhos.

Para se qualificar você não precisa necessariamente gastar dinheiro. Na internet você encontra muitas informações práticas sobre diversos assuntos que vão te ajudar a ser um profissional melhor e que sabe o que está fazendo na hora de pôr a mão na massa.

Geralmente os cursos com certificado são pagos, mas você pode aproveitar esse tempo para focar na qualificação prática e desenvolvimento de habilidades. Tudo isso pode ser gratuito e fará grande diferença quando você for realocado no mercado de trabalho.

Portanto, busque maneiras de se qualificar para incrementar o seu currículo, principalmente na parte de habilidades e competências. Na internet você consegue desenvolver suas habilidades de informática (do básico ao avançado), aprender programação e até mesmo uma nova atividade que pode te gerar uma renda extra.

Dica extra: O YouTube possui muitos canais de profissionais que compartilham seus conhecimentos. Também é possível até mesmo fazer faculdade online de graça, basta pesquisar as opções de bolsa de estudos em cada uma delas.

2

Faça planos para sua carreira

Agora que você está desempregado, você pode definir um plano para a sua carreira e segui-lo. Procure analisar quais são os seus gostos, habilidades e competências, o que você não gosta de jeito nenhum e o que você acha que pode ser melhorado em você.

Com base nessas informações, escolha uma carreira, trace seus objetivos e metas e corra atrás de fazer o seu sonho acontecer. Se você já está na carreira que deseja, procure entender quais os próximos passos para ser realocado no mercado.

Faça Networking

O networking pode ser a chave para você voltar ao mercado de trabalho. Por isso, conheça pessoas, participe de eventos online, esteja ativo no LinkedIn e esteja presente e ativo dentro do meio profissional, mesmo que desempregado.

Você precisa ser reconhecido no mercado para que as pessoas provem do seu valor. Então sempre que puder, ajude alguém com alguma informação ou apresente pessoas que podem contribuir uma com a outra. Tudo que você fizer pelo outro conta ponto para você ser visto como um profissional colaborativo e bem relacionado.

Aumente suas fontes de renda 

Agora que você está sem renda principal, é preciso criar fontes de renda para ajudar no orçamento. Veja algumas dicas de renda extra para colocar em prática se você perder o emprego por causa da COVID-19.

  • Trabalho freelancer online
  • Venda de comida (sanduíches, marmita)
  • Venda de doces (brigadeiro, pão de mel, trufas, bolo de pote)
  • Venda de itens que não usa mais
  • Aulas particulares (de algo que domine)
  • Faxinas
  • Lavagem de carros
  • Passeio com cachorros
  • Motorista de aplicativo
  • Entregador de aplicativo

Existe também outra alternativa que é bem interessante para quem está desempregado, que é empreender, especificamente no digital. Abaixo nós discutimos um pouco mais essa ideia e te contamos porque essa é a melhor alternativa de empreendimento.

Considere empreender no digital

O digital oferece recursos gratuitos e de preços muitos baixos para você começar o seu empreendimento. Com menos de R$50 por mês você consegue fazer muita coisa online, como contratar uma hospedagem de sites, comprar um domínio, criar um blog e aplicar estratégias de monetização nele.

Quando você investe em uma hospedagem de sites e domínio, você pode criar não só um blog, mas também uma loja virtual para vender produtos e criar um negócio muito rentável. As possibilidades são muitas na internet e o investimento é realmente muito barato.

3

Mas você sabe porque a necessidade de uma hospedagem de sites e domínio? A hospedagem de sites é o local que vai abrigar o seu site, enquanto o domínio é essencial para definir o endereço que as pessoas vão colocar no navegador para entrar no seu site.

Portanto, a internet oferece a oportunidade de você ser um empreendedor que vai faturar alto no futuro e que precisa somente de um investimento baixo em dinheiro, conhecimento (que pode ser encontrado online) e muito trabalho.

Conclusão

A pandemia da COVID-19 pegou muitas pessoas despreparadas e é normal ficar em uma situação de não saber o que fazer nesses casos, principalmente em um cenário de pouco crescimento econômico.

Se você conseguir pôr em prática as nossas dicas, deve conseguir se estabilizar financeiramente e encarar o desemprego como uma oportunidade para enfrentar projetos maiores.

Gostou de conhecer as dicas para caso você perca o emprego na pandemia? Conhece alguém que precisa dessas informações? Compartilhe o post em suas redes e ajude mais pessoas que estão sem saída nessa pandemia.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo