FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Quase 900 notificações e 26 óbitos por gripe já foram registrados em Santa Catarina em 2016

Vacina Dia D

Até o dia 5 de maio (Semana Epidemiológica 18) foram notificados 878 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Santa Catarina.

Destes, 140 foram confirmados para influenza, sendo 101 (72,1%) pelo vírus influenza A (H1N1), 37 pelo vírus Influenza A, aguardando subtipagem (para identificar se o vírus é do tipo H1N1 ou H3N2), e dois  pelo vírus influenza B.

Outros 208 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tiveram resultado negativo para influenza A e B (SRAG não especificada), e 518 casos se encontram em investigação, aguardando confirmação laboratorial.

Contape
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Os dados constam do boletim epidemiológico 9 sobre influenza divulgado nesta quinta-feira,5, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.

Dos 58 óbitos por SRAG notificados, 26 foram confirmados por influenza, sendo 19 pelo vírus influenza A (H1N1), seis pelo vírus Influenza A, aguardando subtipagem, e um pelo vírus influenza B. Outros 26 óbitos por SRAG apresentaram resultado negativo para influenza A e B, sendo classificados como SRAG não especificada, e seis se encontram em investigação.

As informações apresentadas neste informe são referentes ao período que compreende as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 18 de 2016, ou seja, casos com início de sintomas de 3 de janeiro a 5 de maio de 2016. Os dados são coletados pelas Secretarias Municipais de Saúde por meio de formulários padronizados e inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação on-line: SINAN Influenza Web. As amostras laboratoriais são coletadas e encaminhadas para análise ao Lacen/SC.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, que, na maioria dos casos levam à hospitalização. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da influenza do tipo A e B; ou por bactérias, fungos e outros agentes.

As regiões de Blumenau, Araranguá, Itajaí e Joinville concentram o maior número de casos confirmados de SRAG pelo vírus influenza no estado até o momento. O município de Blumenau apresenta o maior número de casos confirmados (32 casos), seguido por Joinville (13 casos), Florianópolis (nove casos), Itajaí, Tubarão e Lages (seis casos cada).

Prevenção

Além da vacinação para os grupos prioritários, estratégia eficaz na redução da doença grave entre a população mais vulnerável, as principais formas de prevenção para a gripe são:

  • Higiene respiratória/etiqueta da tosse – medida capaz de reduzir a circulação viral, pois previne a disseminação entre as pessoas;
  • Tratamento precoce com medicamentos antivirais, que ajudam a evitar a evolução para formas graves.
Francine Ferreira – Letícia Wilson / Patrícia Pozzo


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo