FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Indústria

Análises minuciosas garantem a qualidade dos produtos Fumacense Alimentos

Qualidade

Profissionais verificam rotineiramente se todos os processos para a fabricação dos produtos estão sendo executados da maneira correta para garantir a qualidade.

No ramo alimentício, a partir do momento em que a matéria-prima chega na indústria, uma série de processos precisa ser realizada para garantir a qualidade do produto produzido. No caso da Fumacense Alimentos não seria diferente. O setor de qualidade da indústria cerealista atua rotineiramente efetuando análises minuciosas, para que todas as mercadorias produzidas da fábrica atendam altos padrões pré-estabelecidos.

Seja com a Kiarroz, RisoVita ou alguma das outras marcas da empresa, os profissionais se atentam aos mínimos detalhes, fazendo diversos testes ao longo da cadeia de produção do arroz e das bebidas, farinhas e misturas à base do grão, para garantir a qualidade.

Maderonchi
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

“Assim que o arroz chega, já fazemos uma análise de recebimento. A partir de uma pequena amostra de pontos estratégicos dentro do caminhão, testes são realizados no laboratório da empresa, simulando o processo da produção. Com os resultados obtidos, conseguimos visualizar se os grãos terão uma boa performance e, consequentemente, se atenderão aos nossos critérios de impureza, umidade e rendimento”, afirma o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Alexander Marquardt.

Dentro da indústria

Após a carga ser aprovada e despejada nos grandes silos, inicia-se o beneficiamento do cereal. O arroz ainda em casca passa pelo controle de umidade e quebrados, um cuidado para os três tipos tradicionais do grão. No caso do parboilizado, especificamente, verifica-se a eficácia da gelatinização do alimento, que faz com que os nutrientes sejam fixados no cereal. Ademais, tirando a versão integral – por não passar pelo processo –, o setor apura o percentual de polimento, transparência e brancura.

“Todas as etapas precisam estar 100% eficazes, por isso observamos inúmeros parâmetros. Além disso, depois que o arroz passa pela seleção eletrônica, uma quantidade ainda é submetida à avaliação manual para que seja checada a eficiência da máquina. Precisamos estar atentos aos pequenos detalhes, pois eles fazem toda a diferença no produto final”, evidencia Marquardt.

Produtos à base de arroz

Com produtos voltados para a linha de saudabilidade, a RisoVita também demanda atenção do setor de qualidade da empresa. Nas misturas para pães e bolos, realiza-se um teste sensorial e microbiológico, além do controle de umidade. E nas farinhas, outros fatores também são apurados, como a granulometria, acidez e ativação da lipase, bem como a análise de micotoxinas.

Já nas bebidas líquidas, independentemente do sabor, o brix, o pH e o escoamento são outros pontos avaliados. Enquanto nas versões em pó, a principal atenção se dá na umidade, para não empedrar, e na ausência de microrganismos.

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Redação – Catarina Bortolotto


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo