FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Propostas para o novo Fundeb são debatidas no Seminário Regional da Educação

Seminário Regional sobre Novo Fundeb 1

O encontro reuniu autoridades e os profissionais da educação em Forquilhinha.

As propostas para o novo Fundeb e os encaminhamentos no Congresso foram apresentadas no Seminário Regional de Educação realizado ontem, no auditório da Casa Mãe Helena, com a participação de autoridades e profissionais da educação em Forquilhinha. O Fundo, que termina em 2020, é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país.

O professor e deputado federal, Pedro Uczai, membro das Comissões da Educação, Legislação Participativa e da Comissão Especial do Fundeb relatou os principais pontos do documento elaborado na Câmara dos Deputados. “O nosso relatório prevê um aumento da complementação da União até alcançar os 40%, frente os 10% atuais”, disse.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Contape

A proposta contraria as expectativas do Ministério da Educação (MEC) que defende a garantia de 15%, a ser alcançado de forma escalonada, com a justificativa de que este valor é mais realista com as contas públicas. Em contrapartida, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) defende que a participação da União chegue a 40%.

Tornar o Fundeb permanente também está na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/15, que transforma o fundo em um mecanismo de financiamento permanente da educação básica, incluído na Constituição Federal. O Fundeb é um conjunto de “poupanças” das 27 unidades da Federação. Cada um deposita 20% da arrecadação de impostos vinculados à educação – ou seja, impostos que devem ser destinados à educação, segundo a lei.

Redação – Filipe Casagrande


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo