FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Programa “A União Faz a Vida” evidencia o protagonismo dos estudantes

Mostra de Projetos Divulgação 2

Iniciativa do Sicredi promove práticas de cooperação e autonomia a, aproximadamente, 180 educandos do Bairro da Juventude.

As notícias e as reportagens estão relacionadas à vida em sociedade? Quais as contribuições das diferentes etnias para a região sul? Como organizar uma cidade em um espaço territorial? Estas, entre outras perguntas, levaram os estudantes que integram o Programa A União Faz a Vida (PUFV), na Escola Padre Paulo Petruzzellis – Bairro da Juventude, a experimentar o protagonismo em sala de aula. E a aprendizagem construída no primeiro semestre deste ano foi socializada para a comunidade nesta quarta-feira, dia 22, na segunda Mostra de Projetos.

A mostra ocorreu em formato de telejornal, com apresentação ao vivo, reportagens e até previsão do tempo. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro, José Altair Back, em meio aos resultados, a motivação dos alunos em aprofundar os estudos, rompendo os limites da escola, foi destaque. “Estamos construindo oportunidades que podem fazer diferença no futuro”, frisou.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Maderonchi

O programa, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, é realizado desde 2017 na instituição, envolvendo aproximadamente 180 alunos. Nacionalmente, mais de 220 mil crianças e adolescentes já foram contemplados. “Os primeiros passos do programa na região muito nos alegram. Enquanto Instituição Financeira Cooperativa, é nosso papel contribuir para o desenvolvimento local e a educação é um dos caminhos”, destacou Erli Silveira Lima, diretor Executivo da Sicredi Sul SC.

O programa conta com a cooperação do Município de Criciúma e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que atua como assessora pedagógica. “Parcerias dos setores público e privado garantem iniciativas ricas como esta. Somos gratos por acreditarem e investirem na educação pública”, enalteceu Roseli de Lucca Pizzolo, secretária de Educação de Criciúma.

imagem5

Sobre o programa

A União Faz a Vida surgiu com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS).

As expedições investigativas, alinhadas ao currículo escolar, são o ponto de partida da metodologia de projetos, essência do programa. Com a mediação dos educadores, os estudantes rompem os limites da escola e, assim, constroem uma forma colaborativa de compreender a realidade. Mais informações podem ser conferidas no site.

imagem20

Conheça o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, que exercem o papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi possui 116 cooperativas em 22 estados* e no Distrito Federal, possui 1.611 agências e gera 24,1 mil empregos diretos em 1.229 municípios no país. Em 204 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira presente.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Sicredi Sul SC

Com mais de 18 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando para isso com uma estrutura de quatorze agências.

Francine Ferreira – Daniela Soares


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo