FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Meio Ambiente

Programa de desassoreamento de rios deve alcançar 35 bairros de Criciúma

Reunião desassoreamento Fotos Vivian Sipriano 11

Trabalho foi apresentado pela Administração Municipal a representantes de comunidades do município.

A equipe de governo da Prefeitura Municipal de Criciúma recebeu representantes de bairros da cidade nesta sexta-feira, 15, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. O objetivo foi apresentar o programa de limpeza e desassoreamento de cursos d’água a moradores de regiões que são mais afetadas com alagamentos.

Desde 2017 a Administração Municipal desenvolve estudos para amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas, acúmulo de terra e lixo. O trabalho já iniciou com as obras de prolongamento do Canal Auxiliar do Rio Criciúma na região central da cidade, e agora é estendido a 35 bairros.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider

A aquisição de uma retroescavadeira hidráulica de haste alongada, adquirida em março deste ano, com recursos próprios, pelo valor de R$ 645 mil, já tornou possível o desassoreamento do Rio Linha Anta. Foram 2,5 quilômetros de limpeza, beneficiando moradores dos bairros Próspera, Brasília, Vila Rica e Imigrantes.

Está em execução a obra no Rio Sangão, trazendo mais segurança e qualidade de vida àqueles que moram nos bairros Santa Luzia, Vila Manaus, Vila Nova Esperança e São Sebastião. Nos próximos meses, o trabalho de desassoreamento será realizado no Rio Maina, Córrego Laranjinha, Rio dos Cedros, Rio Eldorado e Rio Quarta Linha.

A expectativa é desassorear 40 quilômetros do município. O prazo para término das obras em cada rio é de 90 dias após o início. Depois do término, as áreas receberão plantação de sementes para vegetação rasteira.

O trabalho torna-se mais visível à população já que está percorrendo toda a cidade. Para conscientizar aos moradores sobre a importância da coparticipação no cuidado para com os rios, os representantes de bairros foram apresentados à estratégias e orientações sobre prevenção e manutenção da limpeza, correto descarte de lixo, corte da mata nativa e construções próximas às margens.

A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Fundação do Meio Ambiente (Famcri), Vigilância Sanitária e vereadores também participaram do encontro, levando informação aos participantes. “Nós sabemos quanto custa comprar e mobiliar uma casa. Então vem a chuva e leva tudo que a gente tinha. Muitas vezes é uma situação que foge do nosso controle, mas tem atitudes que cada um pode tomar para amenizar. Temos que fazer a nossa parte, começar cuidado dos nossos rios e córregos”, salientou o prefeito Clésio Salvaro.

Francine Ferreira – Vivian Sipriano


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo