FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Programa Cidadania: ano com Parlamento Jovem, Cinema na Câmara e Estudante Cidadão

Parlamento Jovem

Os projetos alcançaram milhares de pessoas em 2018.

2018 também foi um ano para colocar em prática o Programa Cidadania por inteiro, com os três projetos que a ele pertencem. A ideia era contemplar, além das crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, entidades do município como Terceira Idade, Clube de Mães, Caps e população em geral.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem atingiu 2.252 alunos de seis escolas participantes, totalizando 56 candidatos nas duas categorias: Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O jovem Thomas Gonçalves Rodrigues, um dos parlamentares eleito, ressaltou que o projeto é uma forma de evoluir, conquistar e prosperar. “Cabe a nós parlamentares jovens enfrentar os obstáculos com ética e respeito, e sempre com pensamento coletivo”, completou.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Net Lider

Os parlamentares e suplentes participaram de treinamentos, conheceram os três poderes a nível de estado, com uma visita à Assembleia Legislativa, Casa D’Agronômica e Judiciário, e demonstraram capacidade e compromisso durante as sessões mensais, inclusive com apresentação de requerimentos e indicações para melhorias na cidade.

A última sessão do ano foi seguida de uma visita ao Paço Municipal e de um bate papo com o prefeito Dimas Kammer e o vice, Félix Hobold, para conhecer um pouco mais a realidade forquilhinhense. Já no último encontro foi realizado um passeio pelos principais pontos turísticos de Forquilhinha, fazendo com que todos conhecessem melhor a cidade em que vivem.

Cinema na Câmara

A grande surpresa do Programa foi o projeto Cinema na Câmara, que teve seu lançamento com a estreia em Santa Catarina do filme Coragem: as muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns. O evento foi acompanhado por familiares, amigos, lideranças políticas e comunitárias, além do produtor e diretor do filme, o jornalista Ricardo Carvalho.  “Eu pesquisei e vi que esta é a única Câmara Municipal do país que tem um projeto cultural como este, abrindo as portas para a população”, comentou o jornalista em sua visita à cidade.

Cinema na Câmara

A partir daí, o projeto teve continuidade na sede do legislativo. Durante o ano, escolas e entidades aproveitaram o espaço, como se fosse um cinema de verdade, para ter acesso a outros filmes educativos.

Estudante Cidadão

A segunda edição do Concurso de Desenho e Redação, do projeto Estudante Cidadão, envolveu aproximadamente dois mil alunos, de oito escolas do município. O projeto trabalhou neste ano, o tema “O Grande Time”, com o objetivo de incentivar a cooperação entre professores, pais e alunos, aproximando a família da escola.

Foram distribuídos pôsteres com uma história e atividades pedagógicas. A partir daí, cada aluno contou quem foi seu “Grande Time”, retratando, por meio de palavras e desenhos, a união de pessoas em prol de uma única causa, fazer o bem sem esperar nada em troca e, consequentemente, melhorando o mundo ao nosso redor.

19 10 Estudante Cidadão

Segundo a coordenadora do Programa Cidadania, Suzana Pirola Vassoler, as escolas receberam o projeto muito bem, tanto que o resultado foi surpreendente. “Todos abraçaram a ideia, como um grande time, e por isso o resultado foi tão bom. Recebemos redações e desenhos maravilhosos que mostram que todos entenderam o sentido do trabalho em equipe”, concluiu Suzana.

Além dos 40 alunos premiados, as escolas também receberam uma premiação especial, assim como já aconteceu em 2017.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo