FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Programa Acolher Unesc celebra um ano de atenção especial à vida

IMG 8106

Celebração que marcou o primeiro ano de atividades foi realizada por meio do YouTube na noite desta quinta-feira, 8.

Há exatos 365 dias era iniciada na Unesc uma ação com foco total na saúde mental dos estudantes. Criado a partir da demanda identificada pela reitoria da Universidade em constante contato com os acadêmicos, o Programa Acolher já realizou mais de 1.600 atendimentos em terapias individuais ou em grupo.

A noite desta quinta-feira, 8, a Universidade celebrou, por meio de evento virtual, o primeiro ano de um projeto que já chegou fazendo a diferença na vida de todos os envolvidos por meio da escuta qualificada, da acolhida e do cuidado com cada indivíduo.

Contape
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Entre os exemplos de quem sentiu na pele os benefícios do acolhimento está a acadêmica Fernanda*, do curso de Medicina. Ela, junto de uma amiga, procurou o Programa ainda em 2019 ao enfrentar um momento delicado dentro da graduação. “No ano passado mais ou menos nessa mesma época fui acolhida pelo projeto. Na ocasião eu e uma colega estávamos passando por um semestre muito difícil, com sobrecarga de estudo, estresse e ansiedade que já prejudicavam o sono e as outras atividades do dia. Recebi em torno de quatro acolhimentos e eu só tenho a agradecer aos profissionais e a Unesc por nos proporcionarem tudo isso”, descreveu.

Para Joana**, também acadêmica da Unesc, o Programa Acolher pode ser resumido como “a luz em meio ao caos”. “O ano de 2020 exigiu um pouco mais de todos. Exigiu que fôssemos inovadores, fortes, persistentes. Ao longo dos meses, o distanciamento social, a mudança brusca na rotina e as responsabilidades foram se tornando um grande problema, e graças ao Acolher, pude encontrar soluções. Fechar ciclos, abrir outros novos. Começar algo grandioso, encerrar um importante momento. Tudo isso, marca momentos da nossa vida e nos causa dúvida, angústia e até dor. Busquei o programa acolher porque precisava de ajuda para entender as respostas que já moram dentro de mim”, descreveu.

Combustível para o projeto

Palavras como as de Fernanda e Joana e tantos outros estudantes que encontraram na ação o conforto necessário nas suas trajetórias, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, são o combustível para a continuidade e para ampliação do projeto. “Isso é o que há de mais precioso. Estamos em uma grande Universidade, cheia de desafios e inúmeras oportunidades, mas nada disso faz sentido se não tivermos acadêmicos saudáveis, felizes e prontos a absorver o que temos a oferecer. Se há um ano apostávamos no Programa Acolher, hoje vemos na prática o resultado assertivo de investir nessa causa”, pontua a reitora, idealizadora do projeto.

Para o coordenador do programa, Zolnei Vargas De Cordova, é muito gratificante ouvir esses diversos outros relatos de alunos e familiares que receberam o atendimento e encontraram nele um conforto. “É isso que nos move. Queremos cuidar da saúde psicológica, emocional e psíquica dos alunos para que eles consigam enfrentar da melhor forma possível as situações, que aprendam e amadureçam diante delas, aproveitando e valorizando a vida acima de tudo”, destaca.

Muito mais do que superar problemas pontuais, conforme Zolnei, o atendimento qualificado oferecido procura auxiliar o acadêmico a refletir sobre seu percurso de vida e reconhecer suas potencialidades, planejando seu futuro e desenvolvendo habilidades emocionais necessárias para lidar com as realidades pessoal, familiar e social.

* **Nomes fictícios usados para preservar a identidade das acadêmicas.

Comemoração virtual

O evento de celebração do primeiro ano do Programa Acolher foi realizado por meio de transmissão ao vivo no YouTube no canal Unesc Oficial. Com a apresentação de números referentes aos atendimentos, de relatos anônimos de estudantes que participaram do projeto ao longo dos últimos doze meses, além da avaliação dos profissionais que compõe a equipe que trabalha na ação, foi possível fazer uma avaliação sobre o primeiro ano de atividades.

Participaram da noite de comemoração, além da reitora da Universidade e do coordenador do projeto, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes; a coordenadora do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes; a coordenadora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Juliana Lora; o acadêmico John Marcell Ansiliero Maciel, representando o Diretório Central dos Estudantes; além da equipe técnica do programa, representada pelas psicólogas Janaína Damásio Vitório, Rita Guimarães Dagostim e Jalila Musa Rahman e pelas psicólogas membro da Residência Multiprofissional Alessandra Stip Evald, Thamiris Rosa Pacheco e Patrícia Mariano.

Toda a transmissão, assim como os vídeos especiais preparados pela equipe da Unesc TV para a data podem ser conferidos no canal Unesc Oficial no YouTube.

Demanda em ascensão

Com demanda cada vez maior para atendimentos individuais e em grupo, a equipe do Projeto Acolher trabalha para viabilizar o maior número de acolhimentos possível e já tem atuação ampliada. Os interessados em receber atendimento devem entrar em contato por meio do e-mail acolher@unesc.net fazendo a solicitação conforme suas necessidades.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo