FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Profissionais do SUS já podem se inscrever no curso de pós-graduação do Sírio-Libanês em Criciúma

HSL

Curso faz parte do programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde e contemplará todos os municípios da macro região Sul do Estado. Aulas iniciam em novembro.

Já estão abertas as inscrições para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) em Criciúma. Capacitação, experiência em gestão, novos conhecimentos e práticas na área da saúde serão repassados pelos profissionais do Hospital Sírio Libanês em uma pós-graduação em parceria com o Ministério da Saúde e os municípios da 21ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.

“Esta será uma excelente oportunidade para melhorarmos a qualidade no atendimento e a saúde pública dos nossos municípios. Trabalhamos muito para conquistar este programa para nossa região”, comenta a gerente de saúde, Lisiane Tuon.

Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

As aulas são presenciais e voltadas exclusivamente para os profissionais graduados do SUS, como médicos, enfermeiros e farmacêuticos. São 120 vagas em três cursos ofertados: Gestão da Clínica das Regionais de Saúde, Regulação em Saúde e Gestão de Risco e Segurança no Cuidado do Paciente. A pré-inscrição será feita até dia primeiro de outubro e os interessados podem procurar informações com os secretários de saúde de seus municípios. As aulas iniciam em novembro.

A implantação do programa já começou nos últimos meses com o recrutamento de sete facilitadores que atuarão como “professores” nas aulas ministradas pelos profissionais do Sírio Libanês via plataforma virtual. São 12 aulas em quatro meses de preparação dos profissionais que receberão uma bolsa para auxiliar os alunos durante o curso. “A teoria será dada pelos nossos profissionais, mas na prática, precisamos de técnicos em educação para auxiliar os alunos, sobretudo na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso”, explica a coordenadora do curso em Criciúma, Maria Letícia Pelegrini.

Para participar do programa, os interessados deverão preencher todos os pré-requisitos determinados pelo Ministério da Saúde e se inscrever pela plataforma virtual do Sírio Libanês. Após este processo, uma comissão gestora fará a seleção dos alunos.

As aulas acontecerão na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que é parceira do projeto contribuindo com além do espaço físico, a participação de profissionais no andamento e estruturação do curso de pós-graduação.

Sobre o programa

Para o cumprimento da nova legislação de filantropia, específica para hospitais considerados de excelência e voltados à pesquisa e à capacitação de profissionais, o Ministério da Saúde criou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O PROADI-SUS contribui para o desenvolvimento institucional do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional. A parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e de Reconhecida Excelência é regulamentada pela Lei Federal nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. A contribuição se dá por meio do desenvolvimento e profissionalização a partir de parceria entre as entidades de saúde de reconhecida excelência, no caso de Criciúma, Hospital SírioLbianês e os gestores do SUS, com atuação em conjunto na superação de desafios, melhoria e qualificação de áreas estratégicas na gestão e prestação do serviço público de saúde no país.

A experiência do Hospital Sírio Libanês

As ações do Sírio-Libanês neste programa relacionam-se com as áreas de excelência da instituição. São projetos focados em assistência, ensino e pesquisa e englobam estudos de avaliação, incorporação de tecnologias e capacitação de recursos humanos.

Ao ampliar o diálogo com os gestores públicos, o hospital construiu o conteúdo de seus programas educacionais baseado em uma vasta possibilidade de cenários.

Desde 2009, o Sírio-Libanês acumula boas experiências a partir dos projetos filantrópicos que se tornou responsável. Mapeou e compreendeu melhor as regiões brasileiras, diversificadas em suas necessidades de saúde. Com isso, criou possibilidades de aprimorar as ações em andamento e de criar iniciativas ainda mais sensíveis à realidade do SUS.

Os projetos atualmente desenvolvidos pelo Sírio-Libanês em apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS se dividem nas áreas de ensino, pesquisa e assistência.

 

Francine Ferreira – Paula Darós Darolt


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo