FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Os principais golpes online e como evitá-los

blur cellphone communication 1391404
Por Redação Forquilhinha Notícias

Infelizmente, como qualquer um pode acessar a web, não são apenas pessoas legais que você encontrará online. Há muitas pessoas que cometem golpes tentam enganá-lo a entregar informações confidenciais para que possam roubar você. É uma realidade infeliz, mas quando você está usando a internet, você tem que se prevenir. No entanto, você não deve permitir que isso desencoraje você a usar a Web ou até mesmo comprar produtos na Web. Você só precisa estar atento ao que está fazendo e cético quanto ao que lê na internet. Uma boa regra de ouro: se realmente parece bom demais para ser verdade, pode muito bem ser!

Usando seu cartão de crédito online:

Seu cartão de crédito é geralmente a forma mais simples e segura de pagar online, pois cobranças falsas podem ser contestadas. Dito isto, é importante que você tome precauções sempre que der as informações do seu cartão de crédito. Nunca forneça informações de cartão de crédito por e-mail, pois esse caminho não é seguro. Apenas insira-as em um formulário online seguro. Você pode ver se uma página da Web está protegida pelo pequeno cadeado que aparecerá na barra de endereço, na parte de cima de seu navegador.

Além disso, o endereço da Web muda de ‘http’ para ‘https’. Se você não vê isso, não compre ou verifique por que ele não está sendo exibido. Finalmente, certifique-se de verificar sua fatura de cartão de crédito todos os meses. Se aparecer cobranças que você não reconhece, procure-as imediatamente com a empresa do cartão de crédito. Na maioria das vezes, as falsas cobranças podem ser recuperadas.

Net Lider
Contape
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Estelionato

O estelionato é uma das fraudes mais comuns na Internet e ocorre quando você compra algo de um site de mercado como o Mercado Livre, efetua o pagamento, mas nunca recebe o item. Perseguir o vendedor muitas vezes se mostra infrutífero e desperdiça mais tempo e dinheiro.

Como evitar

Tenha cuidado ao comprar qualquer coisa online. Se o preço de um item parece muito baixo, você precisa olhar para as coisas um pouco mais de perto. Veja o feedback dos vendedores no perfil do site. Eles recebem um bom feedback? Eles têm muitos comentários negativos? Eles vendem muitos itens o tempo todo? Use esses fatores para decidir se a pessoa que vende o item é respeitável.

Golpes de phishing

Um golpe de phishing é quando você recebe um e-mail solicitando que você atualize com urgência as informações da sua conta para sua conta bancária ou outro site financeiro. O link no e-mail leva você a um site falso que parece com seus bancos, mas é realmente uma fachada que roubará as informações da sua conta e, em seguida, seu dinheiro!

Como evitar

Nenhum banco ou organização financeira respeitável entrará em contato com você por e-mail solicitando a atualização de suas informações. Desconfie de qualquer e-mail que você solicitar dados pessoais. Além disso, verifique se o e-mail está realmente endereçado a você ou se apenas diz “Caro Senhor”. Erros de ortografia e outros erros também indicam fraudes. Finalmente, lembre-se sempre de que, se esse assunto fosse realmente urgente, seu banco não o contataria diretamente por telefone?

Parabéns, você ganhou um iPhone / Xbox / etc!

Você vê um anúncio ou e-mail avisando que ganhou o mais novo e legal gadget como um iPhone ou um Xbox, a única coisa que você precisa fazer é entregar suas informações de cartão de crédito ou débito para pagar pelo frete e manuseio! Muito bem, certo? Exceto que você nunca recebe nada e compras misteriosas começam a aparecer no seu cartão.

Como evitar

Quando você participou de um concurso para ganhar um iPhone? Enquanto as empresas distribuem material gratuito como parte das promoções, elas normalmente querem que as pessoas entrem para ter suas informações, ou fazer com que elas participem de seu site ou algo de valor. Aleatoriamente receber um prêmio é “bom demais para ser verdade”. E se essa empresa tiver dinheiro para comprar todos esses prêmios extravagantes, por que eles não podem desembolsar mais R$ 30 pelo frete para enviar a você.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo