Região

Primeiro transplante renal em Criciúma é realizado no Hospital São José

Captação de órgãos

Habilitado pelo Ministério da Saúde há 11 meses, o Hospital São José (HSJ) realizou o primeiro transplante renal em Criciúma. O procedimento cirúrgico contemplou uma mulher de 19 anos, que recebeu um rim captado em Chapecó e destinado pela Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), com sede em Florianópolis.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, comemoraram o sucesso da cirurgia. “Batalhamos muito para credenciar o Hospital São José junto à União para o início de transplantes de rins em Criciúma. Essa foi uma das melhores notícias de 2019 para o governo municipal, pois é uma conquista para a cidade e para todo o Sul de Santa Catarina, que agora tem um hospital que oferece esse tipo de procedimento cirúrgico que era feito somente em outras regiões catarinenses. É Criciúma se tornando o principal polo de saúde de Santa Catarina. Os pacientes renais crônicos da nossa região não precisam mais pegar a estrada e atravessar o Estado para receber um transplante de rim”, conta Salvaro.

O Ministério da Saúde credenciou o HSJ como entidade autorizada a realizar transplantes de rins com a publicação da portaria n° 78, de 22 de janeiro de 2019, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 25 de janeiro de 2019. “Tirar uma pessoa de sessões de hemodiálise e levá-la a uma cirurgia, a um transplante renal, representa mais qualidade de vida. Essa é a humanização que nós queremos e trabalhamos para implantar em Criciúma, melhorando a saúde pública e oferecendo serviços de qualidade às pessoas”, afirma Casagrande. Em Santa Catarina, conforme dados da SC Transplantes, o transplante renal lidera a fila de espera. No último mês, 386 pessoas aguardavam pela cirurgia.

Maderonchi
Posto Bravo
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

“Agora que o transplante renal virou realidade no município e vai beneficiar muitas pessoas do Sul do Estado, vamos estudar a possibilidade de garantir transplantes de fígado em Criciúma para contemplar mais pacientes e melhorar a qualidade de vida dos criciumenses”, comenta Salvaro.

Redação – Jhulian Pereira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo