FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Previsão é de frio persistente com geada em Santa Catarina

frioo

Temperaturas ficam próximas de zero.

Para esta quarta-feira, 8, a previsão da Epagri/Ciram é de tempo seco e poucas nuvens em Santa Catarina, com nevoeiros isolados ao amanhecer. A temperatura estará baixa em todas as regiões. Mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado. Há condição de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e isolada nas demais regiões.O vento, de Oeste a Sudoeste, tem intensidade fraca a moderada.

Até sábado, 11 de junho, a temperatura diminui ainda mais em Santa Catarina. A previsão é de frio persistente, com temperatura mínima próxima e abaixo de zero, na madrugada e amanhecer, com formação de geada. Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura não sobe muito durante o dia, ou seja, haverá baixa amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima).

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol

O ar polar que predomina no Sul do Brasil ganha reforço no fim de semana devido ao avanço de outra massa de ar polar ainda mais intensa.

O meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) Marcelo Martins disse que a previsão para a semana é de frio mais intenso e persistente, devido a uma massa de ar frio e seco de origem polar que avança pela Argentina e Sul do Brasil. As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de zero, favorecendo a formação de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e isolada nas demais regiões. As temperaturas não sobem muito durante o dia, com baixa amplitude térmica.

Mar agitado e risco de ressaca 

No final de sexta-feira, 10, e no sábado, 11, a altura das ondas aumenta no Litoral de Santa Catarina, podendo atingir picos de 3 a 4 metros, mais intensos em áreas afastadas da costa. Há risco de ressaca no sábado.

A condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura do Litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e ao avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil.

Condições extremas

Mapa abaixo mostra os locais onde a temperatura estará extremamente baixa nesta quarta-feira, 8, em comparação com anos anteriores. De modo geral, o frio irá predominar em todo o estado:

finep14tmin24h

As temperaturas mínimas previstas pelo modelo atmosférico WRF, para os próximos dois dias, são comparadas com as temperaturas que ocorreram nos últimos anos (climatologia) na mesma época do ano. A condição Sem Aviso significa que o valor de temperatura mínima prevista está em torno ou acima da média. As condições Tmin baixa, muito baixa e extremamente baixa, significam que os valores abaixo da média são atípicos e de baixa probabilidade de ocorrência.

Recomendações da Defesa Civil SC

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite), é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Cuidados no frio

O frio também traz o alerta para a gripe. A queda da temperatura provoca o aumento dos casos das doenças respiratórias. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar o contágio. A gerente de Vigilância de Doenças Imunopreviníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, orienta que as pessoas mantenham as janelas abertas e ventilem os ambientes, lavem muito bem as mãos e, sempre que tossir ou espirrar, cubram a boca com lenço descartável ou com o antebraço.

Se apresentar os sintomas da gripe, é necessário procurar imediatamente a um serviço de saúde para buscar tratamento adequado; após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Francine Ferreira – Central de Meteorologia da Epagri/Ciram


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo