FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

“Previna com amor”: o alerta do Setembro Amarelo em destaque no Criciúma Shopping

08 09 Setembro Amarelo 1

Encontros com profissionais envolvidos no combate ao suicídio reforçam que “estamos debaixo do mesmo guarda-chuva”.

O mês de setembro, com sua tradicional cor amarela, nos convida a debater sobre o combate ao suicídio, um problema de saúde pública que atinge todos os gêneros, locais e faixas etárias. Pensando em reforçar o apelo, o Criciúma Shopping lançou a campanha “Previna com amor: estamos debaixo do mesmo guarda-chuva” e promoverá quatro encontros nesta semana, de forma on-line, com diversos profissionais que atuam diariamente nessa batalha.

As conversas começam nesta quarta-feira, 9, a partir das 19h30min, quando o voluntário da Rede de Proteção à Vida, Roberto Caldas, participará de uma live, ressaltando que “suas angústias podem ser ouvidas”. Em seguida, às 16h da quinta-feira, 10, será momento de abordar “saúde mental e pandemia”, com o psicólogo e mestre em Saúde Mental, Júlio Cesar Bittencourt. Já na sexta-feira, 11, também às 16h, a psicóloga Laís Steiner participa de uma live, “desmistificando a depressão em todas as idades”. E por fim, no sábado, a “importância do acolhimento para a prevenção de psicopatologias” será tema de uma conversa com a psicóloga Jéssica Horácio de Souza, a partir das 14h.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Contape

A necessidade de se falar sobre a prevenção se confirma, ainda mais, pelo fato de que, nos últimos anos, o suicídio tem ocupado o segundo ou terceiro lugar no que diz respeito ao registro de mortes no Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma, referente a todas as cidades da Região Carbonífera.

“O suicídio é o sintoma mais grave em uma pessoa que possui dificuldade para lidar com seus problemas emocionais, é o momento mais extremo. E com essa situação de pandemia, estamos observando que sintomas depressivos ou ansiedade se intensificaram na população em geral, principalmente em pessoas que já sofriam com isso anteriormente”, argumenta o psicólogo e mestre em Saúde Mental, Júlio Cesar Bittencourt.

A necessidade de isolamento social mudou o dia a dia de todas as pessoas e, consequentemente, tem afetado muita gente também. “Com a dificuldade em lidar com uma rotina nova e com a incerteza de não saber quando as coisas vão voltar a ser como eram antes. Então grande parte da população está experimentando sensações ansiosas ou depressivas e, por isso, é importante trabalharmos na questão da prevenção e fortalecimento de vínculos”, completa Bittencourt.

Neste cenário, o Criciúma Shopping disponibiliza suas redes sociais para levar esse trabalho de prevenção ao maior número de pessoas que conseguir. “Contribuir em uma campanha como a do Setembro Amarelo, que pode ter um grande impacto social na vida das pessoas, é também nosso dever enquanto seres humanos. Estão todos convidados a prestigiar nossos encontros on-line”, finaliza o superintendente do shopping, Edmilson Martins.

As transmissões ao vivo serão realizadas pelo Instagram do Criciúma Shopping: @criciumashopping.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo