Comunidade

“Previna com amor”: o alerta do Setembro Amarelo em destaque no Criciúma Shopping

Encontros com profissionais envolvidos no combate ao suicídio reforçam que “estamos debaixo do mesmo guarda-chuva”.

O mês de setembro, com sua tradicional cor amarela, nos convida a debater sobre o combate ao suicídio, um problema de saúde pública que atinge todos os gêneros, locais e faixas etárias. Pensando em reforçar o apelo, o Criciúma Shopping lançou a campanha “Previna com amor: estamos debaixo do mesmo guarda-chuva” e promoverá quatro encontros nesta semana, de forma on-line, com diversos profissionais que atuam diariamente nessa batalha.

As conversas começam nesta quarta-feira, 9, a partir das 19h30min, quando o voluntário da Rede de Proteção à Vida, Roberto Caldas, participará de uma live, ressaltando que “suas angústias podem ser ouvidas”. Em seguida, às 16h da quinta-feira, 10, será momento de abordar “saúde mental e pandemia”, com o psicólogo e mestre em Saúde Mental, Júlio Cesar Bittencourt. Já na sexta-feira, 11, também às 16h, a psicóloga Laís Steiner participa de uma live, “desmistificando a depressão em todas as idades”. E por fim, no sábado, a “importância do acolhimento para a prevenção de psicopatologias” será tema de uma conversa com a psicóloga Jéssica Horácio de Souza, a partir das 14h.

Contape
Banana Motos
Star Seguros
Sabor D,Italia
Maderonchi
Net Lider

A necessidade de se falar sobre a prevenção se confirma, ainda mais, pelo fato de que, nos últimos anos, o suicídio tem ocupado o segundo ou terceiro lugar no que diz respeito ao registro de mortes no Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma, referente a todas as cidades da Região Carbonífera.

“O suicídio é o sintoma mais grave em uma pessoa que possui dificuldade para lidar com seus problemas emocionais, é o momento mais extremo. E com essa situação de pandemia, estamos observando que sintomas depressivos ou ansiedade se intensificaram na população em geral, principalmente em pessoas que já sofriam com isso anteriormente”, argumenta o psicólogo e mestre em Saúde Mental, Júlio Cesar Bittencourt.

A necessidade de isolamento social mudou o dia a dia de todas as pessoas e, consequentemente, tem afetado muita gente também. “Com a dificuldade em lidar com uma rotina nova e com a incerteza de não saber quando as coisas vão voltar a ser como eram antes. Então grande parte da população está experimentando sensações ansiosas ou depressivas e, por isso, é importante trabalharmos na questão da prevenção e fortalecimento de vínculos”, completa Bittencourt.

Neste cenário, o Criciúma Shopping disponibiliza suas redes sociais para levar esse trabalho de prevenção ao maior número de pessoas que conseguir. “Contribuir em uma campanha como a do Setembro Amarelo, que pode ter um grande impacto social na vida das pessoas, é também nosso dever enquanto seres humanos. Estão todos convidados a prestigiar nossos encontros on-line”, finaliza o superintendente do shopping, Edmilson Martins.

As transmissões ao vivo serão realizadas pelo Instagram do Criciúma Shopping: @criciumashopping.

Francine Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo