FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Com 72 casos confirmados, ações de prevenção à varíola dos macacos em SC serão reforçadas

Varíola dos macacos prevenção Anvisa

Com a intenção de orientar os profissionais e gestores de saúde do SUS com informações estratégicas de vigilância, prevenção, contenção e controle, além de orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais úteis para a gestão da emergência em saúde pública, a Secretaria de Estado da Saúde apresentou em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quinta-feira, 25, aspectos do Plano de Contingência de prevenção à varíola dos macacos.

O plano visa nortear as ações do SUS ao estabelecer as diretrizes que deverão orientar as estruturas de saúde de gestão municipal, estadual, complementar e suplementar.

Foram estabelecidas responsabilidades para as áreas de vigilância em saúde, incluindo epidemiológica, sanitária, saúde do trabalhador, prevenção e controle de infecção em serviços de saúde, além da atenção primária, especializada (pronto atendimento, Samu, urgências e serviço hospitalar) e hospitalar.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Maderonchi

Para a rede de atenção foi elaborado um protocolo de trabalho de forma a orientar o atendimento às demandas. Os serviços devem organizar o funcionamento adequado para atendimento aos casos suspeitos de Varíola dos Macacos, promovendo o acolhimento, triagem, atendimento, coleta de exames, diagnóstico, tratamento e orientações sobre adoção de medidas de prevenção e controle, incluindo isolamento.

Prevenção

Um dos aspectos importantes do plano se refere à atenção aos grupos mais vulneráveis, como gestante e puérpera, bebês e crianças, pacientes imunocomprometidos e aqueles que utilizam serviços de hemodiálise.

“A SES vem mantendo um nível de atuação coordenada com os municípios na resposta à emergência. No momento, aguarda a descentralização dos insumos para realização do diagnóstico laboratorial no Lacen, que já possui equipamentos e pessoal capacitado. O Lacen vem disponibilizando kits contendo swabs e tubo do tipo Falcon para coleta de amostras para o diagnóstico de infecção pelo vírus Monkeypox”, informou o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Casos em SC

Até o dia 25 de agosto, foram notificados 493 casos suspeitos de Varíola dos Macacos em Santa Catarina, dos quais 72 foram confirmados, 146 foram descartados e 267 estão em investigação.

Redação – Secretaria de Estado da Comunicação


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo