FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Prevenção e diagnóstico precoce é o foco da Campanha de Combate ao AVC

AVC

De 22 a 29 de outubro, ocorrerá nas unidades hospitalares da Grande Florianópolis, a Campanha de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este ano o foco é a prevenção. Serão desenvolvidas atividades de conscientização junto à população e também com os profissionais da saúde sobre a importância do reconhecimento precoce dos sinais da doença, bem como o encaminhamento adequado do paciente para tratamento, investigação e reabilitação.

“O AVC acontece devido a uma alteração na circulação de sangue em uma parte do cérebro. Ele pode ser isquêmico (quando falta sangue) ou hemorrágico (quando derrama sangue). Nestas situações, as células do cérebro podem ser lesionadas ou morrer. Dependendo da parte do cérebro que é afetada e do tempo até o tratamento, os efeitos  nos sobreviventes podem ser devastadores para o movimento do corpo, fala e o modo com que a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor”, explica a médica Gladys Lents Martins, coordenadora da campanha.

No Brasil é segunda causa de morte e incapacidade, com enorme impacto econômico e social, podendo ocorrer em qualquer idade, incluindo crianças. É importante ressaltar que 90% dos casos estão ligados a 10 fatores de risco evitáveis que são indicados por controle da pressão alta, exercícios físicos, alimentação saudável, redução do colesterol, peso adequado, evitar fumar, redução da ingestão de álcool, identificação e tratamento da fibrilação atrial e redução do risco de diabetes.

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

O Dia Mundial do AVC é 29 de outubro. Nessa data, a Organização Mundial de AVC (WSO) realiza, anualmente, a campanha que intensifica a consciência global sobre o tema. O propósito é enviar uma mensagem unificada e consistente em todo o mundo, por meio da coordenação e de campanhas existentes para sustentar um esforço global.

Em Florianópolis, o Hospital Governador Celso Ramos é referência nesse âmbito. A coordenadora da campanha, médica Gladys Lentz Martins, destaca que o hospital dispõe de equipe especializada para atendimento do paciente acometido desta doença em sua fase aguda, realiza terapia trombolítica e trombectomia nos casos indicados, além de avaliar e investigar os fatores de risco e causas do AVC.

Além disso, a médica também aponta que o objetivo é o tratamento e prevenção de novos eventos. Para obter êxito, os sinais da doença precisam ser reconhecidos e o paciente encaminhado o mais rápido possível (menos de 3 horas) para o hospital para tratamento adequado.

“Nós estamos convocando nossos membros, parceiros e interessados em AVC para que no dia 29 de outubro, venham participar para melhorar a consciência individual e coletiva sobre os riscos e atitudes preventivas da doença”, complementa a médica.

Francine Ferreira – Bruna Branco


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo