FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Presídios e penitenciárias do Sul recebem armamento

florianopolis governo do estado reforca a seguranca em unidades prisionais de sc com entrega de novos equipamentos 20180614 1588218817
Foto: James Tavares

Oito carabinas e quatro fuzis foram repassados pelo Estado às unidades de Criciúma e Araranguá.

As duas penitenciárias e dois presídios de Criciúma e Araranguá já contam com um reforço de peso no quesito de armamentos. Assim como as demais regiões de Santa Catarina, as unidades foram contempladas em uma solenidade realizada pelo Governo do Estado, em Florianópolis. As Penitenciárias Sul e Feminina, assim como os Presídios Santa Augusta e Regional de Araranguá receberam, cada, duas carabinas CTT 40 e um fuzil IA2556, totalizando 12 novas armas de grande porte para a região.

Conforme a diretora da Penitenciária Sul, Maira Aguiar Montegutti, todas as unidades do Sul receberam duas carabinas e um fuzil de cada ainda ontem. “O que representa uma maior prevenção para o setor de segurança e mais pessoas habilitadas pra lidar com todo tipo de armamento, em qualquer possibilidade de crise que possa vir a acontecer no sistema carcerário. Esperamos não precisar usar, mas se for necessário teremos à disposição, com profissionais habilitados para manusear”, garantiu.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Na maior aquisição de armamentos já feita para o Departamento de Administração Prisional (Deap), as quatro unidades de Criciúma e Araranguá foram beneficiadas juntamente com todas as outras do Estado, que além das armas, receberam coletes balísticos, munições e duas viaturas conceito. “Esses equipamentos são de segurança e proteção aos agentes penitenciários. É necessário que esses homens e mulheres tenham a garantia da sua segurança para enfrentar o trabalho, que é extremamente complexo. Santa Catarina tem o melhor sistema prisional do país e é preciso reconhecer também o trabalho dos agentes”, reforçou o governador Eduardo Pinho Moreira, durante a cerimônia de entrega.

Para toda Santa Catarina

De forma geral, para serem divididos entre todas as 50 unidades de Santa Catarina, foram adquiridos 65 fuzis, 72 carabinas, 200 espingardas de 14 e 19 polegadas, 2.442 granadas não letais, mil espargidores de pimenta, 100 cartuchos de lançamento de dardos, 200 mil munições e mil coletes balísticos. Também foram entregues duas viaturas conceito, adaptadas para transporte de presos, com recursos obtidos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, esses equipamentos completam uma grande ação de valorização do sistema prisional, que vai desde a abertura de vagas para o treinamento dos profissionais, por meio da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc-SC). “Também traz mais segurança às unidades e aos agentes. É mais uma ação da afirmação de todo sistema prisional como política pública estabelecida pelo Governo do Estado”, finalizou.

Francine Ferreira – Elisabety Borghelotti


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo