FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Teixeira Têxtil conquista Prêmio Ser Humano por programas de incentivo à educação dos colaboradores

Prêmio

Empresa do Sul Catarinense está entre as reconhecidas pela principal premiação na área de gestão de pessoas no estado em iniciativas com resultados em desempenho e que transformaram vidas.

A transformação da empresa em um ambiente de oportunidades para o seu público interno motivou a Teixeira Têxtil a constituir um dos projetos vencedores do Prêmio Ser Humano, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Sucursal Santa Catarina (ABRH-SC), o maior evento de reconhecimento de iniciativas na área de gestão de pessoas no estado. A indústria sediada em Forquilhinha desenvolve junto aos colaboradores um amplo programa de desenvolvimento, capacitação e formação de lideranças, com ações oferecidas aos 400 colaboradores.

As iniciativas contemplam os trabalhadores da matriz e das três filiais (uma também em Forquilhinha, em Cocal do Sul e Meleiro). A empresa oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o SESI com turmas de ensino fundamental e médio para os colaboradores que não puderam concluir a educação regular, com aulas na própria sede. A indústria possui um programa de qualificação e desenvolvimento de lideranças, com cursos e workshops em temas como comunicação e oratória, técnicas de feedback e avaliação de competências. Em três anos, a indústria soma cerca de R$ 400 mil em investimentos nessa área.

Credisol
Net Lider
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

“Percebemos a necessidade de estruturar melhor as ações de educação para termos mais assertividade e incluir todos os níveis da organização em qualificações e treinamentos. Entendemos que esse é um ponto fundamental para o planejamento de crescimento da empresa, com melhoria nos processos e em especial a motivação da equipe em perceber as oportunidades de evolução profissional”, conta a Coordenadora de Recursos Humanos da Teixeira Têxtil, Raquel Mendes.

Em 2021, a empresa passou por um desafio muito grande devido a rotatividade de colaboradores e o índice de absenteísmo (faltas ao
trabalho). Da necessidade veio o planejamento, a ação e os resultados já eram notados pouco mais de um ano depois do início do projeto. Em
dezembro de 2021, a taxa de turnover era de 5,39%, e, em dezembro de 2022, registrou 0,79%. Já o absenteísmo reduziu de 4,68% para 1,34% no mesmo intervalo de tempo, o equivalente a 56,48% de diferença.

Cerca de 130 colaboradores já participaram de pelo menos um dos projetos de formação escolar, técnica ou complementar, relata Raquel. “A cultura da empresa tem o propósito de fazer com que aqui seja um ambiente onde todos cresçam juntos. Além dos incentivos aos estudos, estabelecemos como prioridade nas oportunidades de vagas o próprio público interno, para que o nosso time tenha chance de mostrar suas qualidades em cargos diferentes e que possam sonhar em desenvolver sua carreira aqui dentro”, afirma.

Vidas transformadas

A volta à sala de aula foi um desafio aceito pela auxiliar de serviços gerais Lúcia Pinheiro da Silva, depois de 32 anos. Ela foi uma dos 45
profissionais da Teixeira Têxtil a concluir o ensino médio por meio da EJA. E ela decidiu não parar mais. “Depois disso realizei um curso
técnico em Administração e hoje estou na terceira fase da graduação em Processos Gerenciais. Eu sou muito grata a todo incentivo recebido pela empresa, os colegas e a minha família. Estou me preparando para no futuro trabalhar no setor administrativo da empresa”, revela.

Entre os diversos treinamentos e workshops voltados ao aprendizado e aperfeiçoamento de competências técnicas e comportamentais
disponibilizados para os funcionários pela indústria, esteve a encarregada do setor de Controle de Qualidade, Solange Zeferino. A experiência dentro da empresa aliada aos novos conhecimentos renderam a ela uma ascensão de cargo. “Me tornei uma pessoa mais capacitada, comunicativa e interativa após os treinamentos e programas de aperfeiçoamento em que participei, principalmente no PDL COACH (Programa de Liderança para formação de novos líderes). Hoje, me sinto valorizada e reconhecida dentro da empresa e principalmente dentro do meu setor”, afirma Solange.

Redação – Karoline Mariot


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo