FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Prefeitura de Criciúma promove atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

tabagismo 20160825 1606165930
Foto: Jhulian Pereira

Secretaria Municipal de Saúde contemplará os moradores com orientações psicológicas e nutricionais. Atividades ocorrem nesta terça-feira, 29, na Praça Nereu Ramos.

Para fortalecer o combate ao tabagismo em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretar.ia de Saúde, promove nesta terça-feira, 29, na Praça Nereu Ramos, atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A iniciativa ocorre das 8h às 13h.

As atividades preventivas ao tabagismo pretendem sensibilizar e alertar os moradores sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pela nicotina, um dos principais componentes do cigarro. Conforme a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Criciúma, Larissa de Oliveira, a substância é uma droga psicoativa que causa dependência.

Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

“A nicotina age no sistema nervoso central de maneira semelhante a cocaína, mas ela demora de sete a 19 segundos para chegar ao cérebro”, explica Larissa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de sete milhões de pessoas morrem anualmente devido ao consumo do tabaco.

Em Criciúma, mais de 36 mil pessoas consomem cigarros, sendo que apenas 100 fazem parte do Programa de Combate ao Tabagismo. “Nós realizamos todo o processo de orientação, além de oferecer consultas e também os medicamentos necessários para quem deseja parar de fumar, já que esse hábito resulta em diversos problemas de saúde”, destaca a secretária municipal de Sáude, Francielle Lazzarin Gava.

A iniciativa da Prefeitura de Criciúma é realizada em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e curso de Nutrição da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Atividades programadas – Dia Nacional de Combate ao Fumo:

  • Brincadeiras e atividades lúdicas;
  • Verificação de Pressão Arterial e Índice de Massa Corpórea (IMC);
  • Orientações nutricionais sobre alimentação saudável e cuidados com o sobrepeso;
  • Consulta para ansiedade com psicóloga do NASF;
  • Exercícios para melhorar a capacidade respiratória e disposição do organismo;
  • Orientações e inscrições para grupos de combate ao tabagismo;
  • Orientações de saúde em geral;
  • Panfletagem.
Francine Ferreira – Fagner Santos


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo