FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Prefeito veta Estatuto dos Servidores Públicos de Forquilhinha, aprovado em outubro na Câmara

Prefeitura de Forquilhinha

Três principais fatores foram elencados para a negativa.

O prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre (PP), vetou totalmente o Projeto de Lei 099/2015, que trata do Estatuto dos Servidores Públicos do município. O documento havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores, com emendas, no dia 24 de outubro de 2016.

A Procuradoria da Administração Municipal entendeu que o Estatuto deveria ser aprovado três meses antes da eleição municipal deste ano ou somente a partir do ano que vem, depois da posse dos eleitos. Por isso, o procurador, Ander Warmling, recomendou que o prefeito vetasse o projeto por três fatores, uma vez que, segundo ele:

Contape
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
  1. Um projeto de lei que trata de estrutura da administração precisa ser de autoria exclusiva do Chefe do Executivo, uma vez que a Constituição não permite que o Poder Legislativo faça emendas que resultem no aumento de despesas;
  2. A Lei de Responsabilidade Fiscal diz que é nulo de pleno direito um ato que provoque o aumento de despesas de pessoal durante 180 dias antes do fim do mandato vigente na Administração Municipal;
  3. A Lei Federal nº 9.504, que trata das eleições, veda a supressão e readaptação de vantagens aos servidores públicos em ano eleitoral, até a posse dos eleitos.

O procurador ainda explica que foi um veto total porque o novo estatuto, se aprovado, revogaria totalmente o antigo. “Com isso, se fossem vetados somente alguns artigos, os servidores ficariam desamparados nestes pontos”, completa.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Rangel Loch (PSDB), afirma que o projeto foi analisado pelo Legislativo durante todo o ano de 2016 e não concorda com a afirmação de que as emendas aprovadas pelo Legislativo trarão mais gastos para o poder público.

“Além disso, não fomos informados que não poderia ser votado por conta do ano eleitoral. Esse veto vai ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça, que vai dar seu parecer em até 15 dias. Depois disso temos mais 15 dias para nova votação no plenário”, finaliza.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo