FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Praias guarnecidas com mais uma Operação Veraneio

Operação Veraneio
Foto: Jaqueline Noceti

Polícias Civil e Militar intensificarão atuações nos próximos dias; Corpo de Bombeiros já reforça atendimentos no litoral.

O calor já chegou no Sul catarinense, a temporada de verão se aproxima cada dia mais e, com isso, as praias vão se enchendo de veranistas. Com objetivo de garantir que tudo ocorra dentro da ordem, os órgãos de segurança pública se mobilizam para a tradicional Operação Veraneio, que foi lançada oficialmente ontem. Inclusive, toda a preparação para aumentar os efetivos nas praias das regiões Carbonífera e do Extremo Sul já está sendo organizado.

Na ação, permanecem engajadas durante a temporada de verão todas as forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran.

Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Corpo de Bombeiros já atuando

Em relação aos trabalhos de prevenção, orientação e, se necessário, de salvamento na orla marítima, que são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, os Balneários Rincão, Arroio do Silva, Morro dos Conventos, Gaivota e Passo de Torres já tem recebido reforço de profissionais nas últimas semanas. Conforme o comandante do 4ª Batalhão de Bombeiros Militares (BMM), tenente-coronel James Ventura, o litoral está guarnecido com 250 guarda-vidas civis e 25 bombeiros militares, atuando divididos em escalas.

Acréscimo nas Delegacias de Polícia Civil

Na Polícia Civil, segundo o delegado regional de Criciúma, Ivaldo Gregório Inácio, a delegacia do Balneário Rincão receberá um reforço de seis agentes, uma escrivã e um delegado. Do período de 21 de dezembro até o dia 18 de janeiro, o comando ficará por conta do delegado Eduardo de Mendonça, que responde atualmente pela Divisão de Repressão à Entorpecentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC). Depois disso, no dia 19 de janeiro ele passará a função ao delegado Vítor Bianco Júnior, titular da 1ª DP de Criciúma, que permanece à frente da operação até o dia 15 de fevereiro.

Já no Vale do Araranguá, de acordo com o delegado regional Diego De Haro, serão 15 policiais civis e um delegado para reforçar a atuação da Polícia Civil nos balneários Morro dos Conventos, Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres. A autoridade policial responsável pelas delegacias será o delegado Fernando Lúcio Mendes, que está sendo transferido de Tubarão e que, depois da Operação Veraneio, passará a atuar na 1ª DP de Araranguá.

Polícia Militar garante mais reforço nas ruas

Por fim, conforme o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto, estão sendo mobilizados profissionais extras para atuarem em todas as praias. Com isso, o Balneário Rincão passará a ter 32 policiais militares atuando por dia durante a Operação Veraneio. O Arroio do Silva terá 30 em cada dia, em Gaivota serão 15, e o Morro dos Conventos e Passo de Torres contarão com cinco cada.

Além disso, para o feriado de Réveillon, a intenção é aumentar esse efetivo ainda mais, acrescentando outros 20 policiais extras no Rincão e outros 20 na região do Vale do Araranguá. “Criciúma vai ceder 35 policiais militares e o restante será composto por profissionais de Içara, e dos municípios do Extremo Sul”, completa o comandante.

A Operação Veraneio no Estado

A Operação Veraneio 2017-2018 vai mobilizar 10.545 profissionais e abrange 61 municípios, sendo 29 balneários e 32 cidades com características turísticas. A Secretaria de Estado da Segurança Pública projeta investimentos de R$ 33 milhões para pagamento de diárias aos policiais transferidos de sua base para o litoral, alimentação e pagamento de guarda-vidas civis.

Como nos anos anteriores, a operação é dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial. A pré-temporada iniciou no dia 5 de outubro; a alta temporada começou no dia 15 de dezembro e segue até 4 de março de 2018; e, por fim, a pós-temporada ocorre entre 5 de março e 15 de abril de 2018.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo