FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Turismo

É possível viajar para a Alemanha agora?

pexels nappy 1058959

O desejo de viajar para a Alemanha é algo comum entre os forquilhenses. Grande parte dos habitantes de Forquilhinha têm origem germânica, com ancestrais que escolheram o Brasil na era das imigrações do início do século XX. E mesmo quem não possui um laço de sangue com o país europeu, se orgulha de viver na mais alemã das cidades do sul de Santa Catarina.

Contudo, a situação atual demanda cautela nas viagens não-essenciais e uma constante verificação quanto às restrições de entrada na Europa por conta da pandemia do coronavírus —mesmo no caso de quem tem nacionalidade no país europeu. Também é importante levar em conta que o ETIAS Alemanha está programado para entrar em vigor em 2022 e isso afeta quem pretende visitar o país com passaporte brasileiro. Seja para ir à Alemanha em busca de uma segunda cidadania ou simplesmente conhecer um dos mais modernos países do Velho Continente (e ainda aproveitar a proximidade com outros destinos turísticos europeus), o ideal é planejar agora e viajar com responsabilidade a partir do momento em que isso for possível e seguro.

O que brasileiros precisam saber sobre o ETIAS Alemanha

Em geral, os brasileiros precisam de visto para Europa somente em casos de residência, trabalho ou estadia prolongada para estudos, por exemplo. Já a isenção de visto é concedida aos cidadãos do Brasil nos casos de viagens por períodos mais curtos.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Maderonchi
Net Lider

Tais regras não devem mudar com a implementação do ETIAS que — ao contrário do que muita gente pensa — não é um visto, e sim, um sistema eletrônico de autorização de viagem que em nada interfere nas boas relações entre o estado de Santa Catarina e a Alemanha.

Na prática, isso significa que os viajantes com nacionalidade brasileira que pretendem visitar o território germânico passam a ter que preencher um formulário na internet (no caso, o ETIAS Alemanha) antes de embarcar rumo ao país europeu. Todo o processo é concluído online, de forma simples e rápida. A autorização de viagem se dá nas seguintes condições:

  • O ETIAS possui validade de 3 anos e fica vinculado eletronicamente ao passaporte para validar a isenção de visto para a Alemanha e demais países que adotam esse sistema.
  • Caso o documento expire antes desse prazo, será necessário repetir o processo para obter uma nova autorização. Porém, durante a validade, o mesmo ETIAS pode ser usado em múltiplas entradas com finalidade de turismo, negócios ou trânsito.
  • Com a autorização de viagem ETIAS Alemanha, os cidadãos brasileiros podem entrar na Europa através de uma cidade alemã e se deslocar com maior liberdade pelos países do Espaço Schengen por até 90 dias a cada período de 180 dias.

É importante ressaltar que a implementação do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) não é discriminatória com relação ao Brasil. O novo requisito de viagem, previsto para entrar em vigor até o final de 2022, se aplica a dezenas de países que não fazem parte da União Europeia — que projetou esse sistema para aprimorar a segurança na região.

Como ter autorização no ETIAS quando for possível viajar para a Alemanha

Para ter o ETIAS Alemanha vinculado a um passaporte brasileiro, seu portador deve preencher um formulário online antes de viajar à Europa. O sistema rastreia as informações fornecidas de forma protegida, apenas para checar se há algum alerta nos bancos de dados internacionais (no raro caso de a pessoa representar uma ameaça de terrorismo ou imigração ilegal à região).

Para concluir esse processo e obter a autorização de viagem, não é necessário apresentar documentos pessoalmente ou passar por uma entrevista no consulado. Basta informar o seguinte:

  • Dados pessoais (nome completo, data de nascimento etc.)
  • Contatos (endereço, telefone e e-mail para o qual será enviada a resposta)
  • Informações do passaporte (número, emissão/validade)
  • País de entrada na Europa (no caso, a Alemanha)
  • Detalhes sobre a viagem (com respostas simples sobre saúde e segurança)
  • Dados para pagamento online das taxas (com opções de cartão de crédito ou débito)

A aprovação no ETIAS Alemanha vai facilitar a entrada na Europa dentro das condições descritas neste artigo e tornar ainda mais seguro viajar à Alemanha, quando isso for possível.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo