FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Esportes

Portugal e Espanha acertam detalhes para candidatura para sediar Copa de 2030

Espanha e Portugal

Enquanto os sites de apostas esportivas confiáveis já se preparam para os jogos da Copa do Mundo deste ano, que começa daqui pouco mais de três meses, no Catar, países ao redor do mundo se organizam para sediar a competição mais importante do mundo quando o assunto é futebol.

Nesse caso, o favoritismo está com Espanha e Portugal. As federações de futebol dos dois países reuniram-se em meados de junho para aperfeiçoar a sua proposta conjunta de candidatura à Copa do Mundo de 2030. O encontro foi encabeçado por Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa, e Luis Rubiales, da Federação Espanhola.

Além dos dois presidentes, as equipes de cada uma das federações responsáveis pelo participaram da reunião em que foram delineados “diferentes aspectos da candidatura que ainda está em construção”, explicou posteriormente a Federação Portuguesa de Futebol em nota divulgada à imprensa.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

A candidatura conjunta de Portugal e Espanha para sediar o Mundial de 2030 será a única candidatura europeia à competição, depois de o Reino Unido ter desistido de sediar a Copa e focar na organização da Eurocopa de 2028, juntamente com a Irlanda.

No entanto, a candidatura de Portugal e Espanha terá a concorrência de pelo menos quatro países sul-americanos: Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Eles também preparam uma candidatura conjunta para tentar trazer a Copa para a América do Sul mais uma vez.

A última ocasião em que o mundial foi disputado na América do Sul foi em 2014, no Brasil. Depois disso, a competição esteve na Rússia (Europa) e Qatar (Oriente Médio). O Catar vai sediar a Copa do Mundo este ano, seguido de Canadá, Estados Unidos e México em 2026.

Embora as cidades-sede ainda não tenham sido anunciadas oficialmente em uma possível Copa conjunta entre Espanha e Portugal, é certo imaginar que os jogos devem acontecer em estádios como Santiago Bernabéu, em Madrid, e Camp Nou, do Barcelona, na região da Catalunha.

A Espanha já sediou a Copa de 1982. Outras cidades devem entrar no circuito, como Valência, Sevilla, Granada, Bilbao, Saragoça, Coruña, Málaga, Gijón e Elche. Em Portugal,  as cidades-sede são Lisboa, Porto, Braga e Faro.

Acredita-se que nem Espanha nem Portugal devem ter problemas para atender aos critérios de estádio da FIFA com relação à capacidade dos estádios e infraestrutura. Os principais estádios dos dois países têm capacidade mínima de 40.000 espectadores para os jogos da fase de grupos, e 60.000 espectadores para as semifinais e finais.

Além dos estádios-sede, a proposta hispano-portuguesa prevê 72 subsedes em toda a Península Ibérica, 54 das quais em Espanha, que dariam apoio em transporte, hospitalidade, organização e infraestrutura.

Isso ocorre porque os anfitriões em potencial também precisam atender aos critérios complementares de infraestrutura da competição, incluindo áreas ao ar livre adjacentes ao estádio, grandes o suficiente para receber TV e áreas de segurança, algo a que Espanha e Portugal estão acostumados, pois hospedam regularmente partidas da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

A Copa do Mundo de 2030 também seria uma bênção para o setor hoteleiro da Espanha e de Portugal, já que a FIFA exige que os países anfitriões tenham três ou quatro hotéis 5 estrelas a 40 km da sede da partida, um aeroporto de passageiros a 40 km da sede, um centro ferroviário próximo ao sede e pelo menos quatro centros de treinamento em um raio de 40 km.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo