FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Por falta de segurança, ambulância do Samu de Forquilhinha deixa de atender

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Sem Samu

Sem condições seguras de continuar rodando, por já ter quase seis anos de uso e ser de uma remessa menos resistente, a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Forquilhinha não está mais sendo utilizada. Somente em 2017 foram gastos mais de R$ 55 mil em manutenções periódicas, o que inviabiliza novos consertos. A Secretaria de Saúde já solicitou um veículo melhor ao Governo do Estado, mas até agora sem retorno. Enquanto isso, os atendimentos estão sendo realizados pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com suas possibilidades diárias.

04 11 Ambulância do SAMU

Água para o interior!

Dia 16 de abril. Essa é a data em que serão finalmente iniciados os trabalhos para levar água encanada para a comunidade de São Gabriel, no interior de Forquilhinha. A obra será viabilizada por meio de uma parceria entre a Casan, que cederá o encanamento, e a Administração Municipal, que fornecerá o maquinário. Com isso, a promessa é que o problema de abastecimento na localidade seja resolvido. Até então, as famílias recebem água tratada por meio de um caminhão pipa.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider
09 03 Água para o interior

Foto: Mariane Rodrigues

Prestigiado

Lideranças políticas e privadas marcaram presença na noite de ontem, quando foi inaugurada a sala própria da Associação Empresarial de Forquilhinha (Acif). O espaço é uma reivindicação antiga, para proporcionar um melhor atendimento aos 79 associados ativos da entidade, e está localizado no Edifício Sacara, na área central do município. A expectativa é que o Observatório Social também atue de forma mais intensa local.

Olha o prazo

Acadêmicos que tenham interesse em tentar obter o auxílio financeiro do ensino superior ofertado pela Prefeitura de Forquilhinha precisam ficar atentos. As próximas segunda e terça-feira serão os dias destinados para inscrição e entrega da documentação necessária. Os pré-requisitos podem ser conferidos no site da Administração e a papelada precisará ser entregue no Espaço Educacional “Caminhos do Saber”, em anexo ao Paço Municipal, no Centro da cidade.

CBAE

Pessoas que desejem aprender mais sobre primeiros socorros e prevenção de incêndios, e consequentemente contribuir com o trabalho do Corpo de Bombeiros, ainda podem se inscrever no Curso Básico de Atendimento a Emergências. A capacitação é o primeiro passo para quem quer, futuramente, se tornar um bombeiro comunitário. Em Forquilhinha, o quartel do município está oferecendo 25 vagas para moradores ou pessoas que trabalham na cidade ou em Nova Veneza. As inscrições devem ser feitas no site do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Mais

Amanhã é dia da primeira edição de 2018 do Sábado Mais, cuja temática gira em torno do mês da mulher. Na oportunidade, as lojas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Forquilhinha ficarão abertas no período da tarde, até às 16h.

Amparo

A partir da próxima segunda-feira serão retomaras as atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, do Centro de Referência de Assistência Social de Forquilhinha. O projeto cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O serviço será oferecido na sede do CRAS para crianças, jovens e adultos; sejam pessoas com deficiência, que sofreram algum tipo de violência, vítimas de trabalho infantil, e idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, desde que estejam inseridos no cadastro único.

Sem nota

Durante uma blitz de trânsito, nessa semana, Forquilhinha registrou um alto índice de transporte de mercadorias sem nota fiscal na Rodovia SC-108, que liga o município a Meleiro. De um total de 62 veículos abordados, a ação da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), por meio do programa “Com Nota Fiscal Vai Legal”, identificou 11 motoristas sem a devida documentação, o que representa 28,21% dos casos. Foi a primeira atividade do tipo realizada em 2018 e o índice já é considerado maior que as médias dos últimos três anos.

DSC 0183

Foto: Antônio Rozeng

DA POLÍTICA

De molho

Por enquanto, a definição a respeito do novo nome para ocupar o cargo de secretário de Infraestrutura de Forquilhinha ficará em segundo plano. Já especula-se que a escolha seja entre os vereadores progressistas Jucemar Borges e Adenor Pola, mas uma nomeação oficial deve acontecer somente no mês que vem, depois que o PP avaliar completa e internamente a situação. Com isso, o suplente Juares de Oliveira deverá ficar de molho por um tempo, sem saber definitivamente se irá retornar para a cadeira que ocupava na Casa Legislativa.

Temporário

Dessa forma, nos próximos trinta dias o então secretário adjunto, Gilberto Tomazi, deve ficar à frente da pasta temporariamente. Lembrando, a situação precisou ser organizada dessa forma depois que o então secretário, Ivoney Córneo, pediu exoneração na semana passada, não escondendo que deixou o cargo bastante descontente.

O retorno

Inclusive, Ivoney retornou já nessa semana para sua cadeira de direito na Câmara de Vereadores. Por conta disso, o suplente Juares de Oliveira (PP) se afastou da Casa e, por meio de uma resolução, a mesa diretora suspendeu a Sessão Solene em homenagem a Associação dos Clubes de Mães, que aconteceria na tarde de hoje. Juares foi o propositor do requerimento e por isso uma nova data será agendada para a homenagem.

Novo presidente

Outra importante movimentação na Câmara de Vereadores nessa semana foi o início da licença, por 15 dias, do presidente do Legislativo forquilhinhense, Maciel Da Soler (PMDB). Sua cadeira será ocupada, nas sessões dos dias 12 e 19, pelo suplente Dinho Rampinelli (PSB) e, por consequência, nesse mesmo período o vereador Célio Elias (PT) assume a presidência da Casa.

09 03 Maciel e Dinho

Foto: Eliane Gonçalves

Na história

Com Célio no comando, é a primeira vez que o Partido do Trabalhadores assume o posto mais alto do Legislativo em Forquilhinha. Entre os assuntos que o parlamentar pretende abordar nas próximas semanas estão o projeto que intensifica a fiscalização sobre a gasolina formulada; o agendamento da audiência pública para tratar da futura taxa de saneamento básico; e a reunião entre Correios e Poder Executivo para debater a suspensão de entregas das correspondências por conta dos animais soltos nas ruas.

Mercosul

Nessa semana, o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) foi reeleito para o cargo de presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, Relações Internacionais, Comunicação e do Mercosul da Assembleia Legislativa. Além disso, fica à frente, também, do bloco brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo