FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Por conta de um ciclone extratropical, chuvas podem causar alagamentos neste início de feriadão

Ciclone Chuva Tempo Alerta sul temporais

Durante esta sexta-feira, 25, a previsão é de chuva moderada a forte, com risco de temporal no Estado.

Aviso meteorológico da Epagri/Ciram emitido às 9h desta sexta-feira, 25, alerta para as condições do clima no Litoral catarinense durante este feriadão de Páscoa, por conta da atuação de um ciclone extratropical no sul do Brasil.

A Defesa Civil de Santa Catarina mantém estado de atenção por conta da probabilidade de manter-se a previsão de mar agitado, ressaca e alagamentos durante o fim de semana.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

O Aviso Meteorológico afirma que:

Nesta sexta-feira (25/03), o céu permanece encoberto com condições de chuva moderada a forte em todas as regiões catarinenses em boa parte do dia, devido a um sistema de baixa pressão no Sul do país. O volume de chuva previsto em média, varia de 60 a 80 mm na maior parte de SC podendo superar 100 mm principalmente no Litoral. Risco de temporal com ventania e até mesmo granizo. No Oeste e Meio Oeste, a chuva diminui no final do dia.

No sábado (26/03) ainda ocorre chuva mais forte no Litoral com acumulado de 30 a 50 mm, na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia, a instabilidade e a condição de chuva diminuem em todo o Estado.

Em relação ao mar, a Defesa Civil também emitiu um aviso:

Entre a tarde de sexta-feira (25/03) e sábado (26/03), rajadas de vento de 70 a 100 km/h no Litoral de SC e mar muito agitado a grosso, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Condição de ressaca, desaconselhável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Essa condição adversa é favorecida pela intensificação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil. Além do vento forte e ressaca há previsão de alagamentos na região costeira de Santa Catarina, entre os dias 25 e 27/03, devido também à influência da maré viva.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/Inundações: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Francine Ferreira – Defesa Civil SC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo