Política

Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista é aprovada em Forquilhinha

A iniciativa promove o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas diagnosticadas com TEA, visando a sua inclusão social e cidadania.

Os vereadores de Forquilhinha aprovaram na sessão desta segunda-feira, 19, a instituição da Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Protocolada na Câmara pelo vereador Idelci Francisco Rampinelli, o Dinho (PL), o Projeto de Lei nº 04/2021 promove o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas diagnosticadas com TEA, visando a sua inclusão social e cidadania.

O documento estabelece 12 diretrizes para proteção e ampliação dos direitos das pessoas com TEA, incluindo um Assistente Terapêutico devidamente especializado na rede pública, sempre que for necessário, com a devida indicação médica. Garantia de matrícula na rede municipal de ensino nas classes comuns e de oferta do Atendimento Educacional Especializado, entre outros.

Banana Motos
Colinas Chocolatteria
Star Seguros
Posto Bravo
Contape
Sabor D,Italia

A equipe da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (Reunida) contribuiu na elaboração da Política Municipal. “O nosso município precisa estar preparado para disponibilizar uma atenção especial às pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista. Eu agradeço a equipe da Reunida, que trouxe essa demanda ao município, e aos colegas vereadores que aprovaram por unanimidade”, declara o vereador Idelci Francisco Rampinelli, o Dinho (PL). O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.

Saiba mais

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.

Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos, ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

Redação – Filipe Casagrande

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo