Raríssima Cabeçalho
Região

Polícia e Samu poderão usar equipamentos de comunicação analógicos até 2042

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião do seu conselho diretor realizada nesta semana em Brasília, que os órgãos de segurança pública e serviços de emergência municipais podem usar sistemas analógicos em suas comunicações até o ano de 2042.

Coopera
Cia da Saúde
Maze Bag
Raríssima lateral

Segundo o conselheiro da Agência Igor de Freitas, a decisão permite aos estados a realização de um “planejamento prévio para a implantação estruturas integradas de 4G para os diversos órgãos de segurança pública no país”.

Além disso, a Anatel decidiu criar canais preferenciais de telecomunicações para aplicações ferroviárias compartilhados com empresas de saneamento, energia e gás. Exceção da rede ferroviária de São Paulo devido ao grande volume de tráfego de informações, detalhou o relator da matéria, conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Junior. A Petrobrás também poderá utilizar canal preferencial para aplicações de telemetria.

Originalmente, os sistemas analógicos deveriam ter sido desligados em 2012, mas uma decisão anterior da Agência em atendimento a solicitações da Polícia Militar de Minas Gerais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina ampliou o prazo de uso desses sistemas.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa Anatel


Topo