FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Polícia Militar mobiliza órgãos públicos e entidades para conseguir nova viatura

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Baque na segurança

A batalha por reforço na frota de viaturas da Polícia Militar de Forquilhinha foi prejudicada nessa semana, depois que um dos veículos oficiais do município sofreu um capotamento em uma perseguição policial, ficando bastante danificado. Por sorte, e graças ao esforço incansável do comandante da PM no município, capitão Giovani Constanza, dois novos automóveis estão sendo adquiridos, frutos de uma mobilização conjunta com órgãos públicos, entidades e empresas da cidade.

Inclusive, durante sessão na Câmara de Vereadores na noite de ontem, os vereadores leram em plenário um projeto de lei do Executivo que aprova a cessão de uso de uma camioneta para a Polícia Militar, que seria já uma dessas novas viaturas. Como tramita com pedido de urgência, é provável que seja votado na próxima sessão.

Ou seja, se a burocracia colaborar e nenhum percalço for encontrado pelo caminho nas próximas semanas, a expectativa é que, já em março, quem sabe duas novas viaturas possam começar a ser utilizadas pelo efetivo policial de Forquilhinha, representando um importante reforço do trabalho ostensivo pelas ruas do município.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Credisol
Maderonchi
Viatura capotada. IÇARA SC BRASIL 31 01 2018. Após perseguição viatura da PM colide contra veículo e capota em Içara.. Foto LUCAS SABINO 24

Foto: Lucas Sabino

Oportunidade no MP

O Ministério Público de Santa Catarina abriu inscrições para o processo seletivo de estágio para estudantes de Ensino Médio. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais e há vaga destinada para a Comarca de Forquilhinha. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 16 de fevereiro pelo site www.mpsc.mp.br. O credenciamento será realizado em duas etapas: uma classificatória e outra eliminatória. A primeira é uma etapa de habilitação por meio de nota de desempenho acadêmico. De acordo com a abertura de vagas, o candidato de melhor índice acadêmico é chamado para a realização de prova eliminatória.

Fila de espera

As unidades de saúde passam a efetuar um novo trabalho em Forquilhinha: todos os agendamentos para exames e médicos especialistas serão feitos diretamente nos postos, por meio do Sistema de Regulação do Governo do Estado. O objetivo é organizar melhor os atendimentos, uma vez que, com a implantação desse procedimento, deixa de existir a fila por ordem cronológica e todos os encaminhamentos passar a ser regulados pela condição clínica do paciente. Além disso, o paciente pode acompanhar o andamento da fila por meio do site da Lista de Espera.

Sala própria

Daqui a aproximadamente 40 dias, a Associação Empresarial de Forquilhinha (Acif) deverá inaugurar oficialmente sua sede própria, no Centro da cidade. O espaço é uma reivindicação antiga, para proporcionar um melhor atendimento aos associados. E para reforçar ainda mais os trabalhos, a expectativa é que o Observatório Social do município também atue de forma mais intensa nessa sala.

Próxima segunda I

Com objetivo de ampliar a média de animais castrados em Forquilhinha, começa na próxima segunda-feira o período de inscrições para o 8º Mutirão de Castração da Fundação do Meio Ambiente. O prazo vai até o dia 2 de março, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, sede da Fundaf, localizada em anexo à Casa Mãe Helena, na área central. Quem quiser participar precisa ter em mãos documentos como o CPF, RG e comprovante de residência, além dos dados do animal. Poderão ser castrados cães e gatos, fêmeas ou machos, a partir dos 2 meses de idade.

Próxima segunda II

Também na próxima segunda-feira será aberto o prazo para quem quer se inscrever nas oficinas de música gratuitas de Forquilhinha. Os interessados em aprender a tocar violão, teclado, bateria ou instrumentos de sopro terão até o dia 23 de fevereiro para procurar o Centro Cultural, em anexo ao Parque Ecológico São Francisco de Assis, das 7h às 13h. A idade mínima para se matricular é de 7 anos e menores precisam de autorização dos pais ou responsáveis. As aulas começarão no dia 1º de março e mais informações podem ser obtidas por meio do contato (48) 3478-4450.

Volta às aulas

A partir de hoje, o setor de Educação de Forquilhinha já começa a atuar mais fortemente para o início do ano letivo de 2018. Nos Centros de Educação Infantil os professores e auxiliares retornam ao trabalho nessa sexta-feira, com início das aulas na próxima segunda. Já nas escolas municipais, os professores recomeçam na quarta-feira da semana que vem, e os alunos no dia 15 de fevereiro.

DA POLÍTICA

50/50

Segue desocupado, na Administração Municipal de Forquilhinha, o cargo de chefe de gabinete do prefeito Dimas Kammer. Depois que Muriel Zanette pediu exoneração do posto, a vaga foi oferecida ao ex-vice-prefeito José Ricardo Junkes, que ainda avalia a proposta. De acordo com o próprio Zé, a resposta deve sair ainda em fevereiro, mas ainda é preciso avaliar todos os fatores envolvidos na situação. “Se fosse pensar pelo coração eu aceitaria, mas a razão já não fala isso. Então está praticamente 50/50”, argumentou.

zé ricardo

Sai ou fica?

Por outro lado, no Legislativo, há chances de um dos vereadores de oposição não fazer mais parte da bancada da Câmara em 2018. Apesar de ter participado da primeira sessão ordinária do ano, na noite de ontem, Érico D’Amorin avalia uma proposta de emprego a nível estadual e, se aceitar, precisará se afastar do cargo de vereador no município.

Erico

Foto: Eliane Gonçalves

De volta

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha retornou ao trabalho na noite de ontem e, a partir da próxima semana, as sessões já voltam a acontecer habitualmente durante as segundas-feiras, sempre à partir das 18h30min. Para esse ano, a promessa é de muito debate, uma vez que devem voltar à tramitação diversos projetos de lei. Entre os temas, a retomada da polêmica extinção do feriado de Santa Barbara em Forquilhinha; a instituição do dia do padroeiro Sagrado Coração de Jesus; e a concessão de benefícios em tributos e impostos a quem construir qualquer tipo de edificação em estilo germânico.

Novo projeto

Inclusive, também na sessão de ontem à noite, foi lido o projeto de lei de autoria do Executivo, solicitando a aprovação dos vereadores para que a Administração Municipal contrate uma empresa que vá realizar a readequação do projeto de pavimentação para a Rodovia Jacob Westrup. Os custos da iniciativa serão divididos com a Prefeitura de Maracajá e a ação é uma forma encontrada pelos governos municipais de pressionar a liberação de recursos para a obra, tão solicitada pela população de ambas as cidades.

Câmara de Vereadores

Foto: Eliane Gonçalves


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo