FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Polícia Militar investe em Ronda Escolar para evitar violência nas escolas

Polícia Civil efetivo

Tragédia de Suzano, em São Paulo, reforça importância das Rondas Escolares implantadas na região.

O ataque à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que terminou com dez pessoas mortas nessa quarta-feira, 13, em São Paulo – entre elas os dois assassinos -, além de nove feridos, reacendeu a preocupação quanto às instituições de ensino da região Sul catarinense. Neste cenário, um trabalho institucional do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) vem sendo realizado há alguns anos e surtindo efeitos bastante positivos, no que diz respeito à prevenção de casos de violência no ambiente educacional. Trata-se da Ronda Escolar.

Conforme o subcomandante do 9º BPM, major Eduardo Moreno Person, atualmente 166 unidades de ensino de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso contam com a atuação da Ronda Escolar, o que beneficia diretamente 50.579 estudantes.

Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

“Nossa intenção é promover uma maior proximidade da Polícia Militar com o meio escolar, para tentar diminuir a incidência de situações de violência dentro das escolas. Para tanto, promovemos rondas e palestras, nos aproximando tanto do corpo docente quanto dos alunos e, consequentemente, tornando os policiais figuras rotineiras nessas instituições”, explica.

O trabalho é realizado por policiais de radiopatrulhamento, bem como pelos comandantes de setor e policiais comunitários, que atuam no policiamento ostensivo direto nas comunidades.

Em Criciúma, exclusivamente, também existe uma guarnição que atende especificamente as escolas e que, de acordo com o subcomandante, já efetuou em torno de 820 rondas somente em 2019. “Além dos policiais comunitários, temos essa guarnição escolar, que só faz atendimento às instituições de ensino, promovendo essa proximidade e atendendo ocorrências quando necessário, uma vez que os diretores mantém contato direto quando algo mais grave é registrado”, completa.

Consultoria preventiva

Ainda neste âmbito, segundo major Moreno, neste início de ano o 9º BPM organizou uma consultoria preventiva escolar. “Os comandantes de setores foram até as escolas e levaram informações de segurança com base em cada local, fizeram uma análise da rotina e do espaço, e deram sugestões pra tornar as instituições mais seguras”, ressalta.

A prevenção da violência

Por fim, para o subcomandante, não é possível dizer que tais ações impedem que tragédias como a de Suzano ocorram, mas que, com certeza, contribuem para a prevenção. “Fazemos de tudo para que haja essa aproximação com a comunidade. Falar que nunca vai acontecer é impossível, mas certamente esse contato que a gente tem, a presença da polícia nas escola, ajuda a evitar qualquer tipo de violência”, finaliza.

Entenda o caso

Na manhã dessa quarta-feira, 13, Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, mataram oito pessoas na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano. Logo na sequência, quando policiais militares já chegavam à escola, os dois, que eram ex-alunos do colégio, se mataram.

Entre as vítimas, duas funcionárias da instituição, cinco estudantes que tinham entre 15 e 17 anos, e o proprietário de uma loja que fica próxima à escola, que também era tio de um dos atiradores.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo