Alerta

Picada de animais peçonhentos pode ser fatal ou deixar graves sequelas

Centro de Zoonoses de Criciúma recebe denúncias de pessoas que encontraram os animais em seus imóveis pelos telefones 156 ou (48) 3430-0698.

Em épocas de elevadas temperaturas e maior quantidade de chuvas no período da tarde, é comum o aparecimento de animais peçonhentos. Dependendo da faixa etária da vítima, o desfecho da picada pode ser fatal ou deixar graves sequelas. O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Criciúma recebe denúncias de pessoas que encontraram os animais em seus imóveis pelos telefones 156 ou (48) 3430-0698.

Os principais animais peçonhentos e mais relevantes para a saúde pública são escorpiões, aranhas e serpentes. “No caso dos dois primeiros animais, algumas espécies merecem maior atenção, como o escorpião amarelo, as aranhas marrons, viúva negra e armadeira”, salientou a médica veterinária do CCZ, Mayara Vieira Tizatto.

Contape
Maderonchi
Sabor D,Italia
Dengo Produtos de Limpeza
Thiago Auto Lavação
Posto Bravo

Nos casos de denúncia, o CCZ comparece no local, fornece informações sobre medidas de controle e prevenção de acidentes e coleta alguns exemplares (apenas escorpiões e aranhas). Isso para a identificação da espécie e geração de um banco de dados, servindo de subsídio para a implementação de políticas e ações de prevenção. O Centro de Zoonozes também é notificado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre os pacientes envolvidos em acidentes com animais peçonhentos e venenosos, para a investigação no local da ocorrência.

Apenas dois focos em Criciúma

Até o momento, apenas dois focos de escorpião amarelo foram identificados em Criciúma, nos bairros Milanese e Jardim Angélica. “No bairro Milanese, em dezembro do ano passado, fizemos uma última visita de acompanhamento do caso e podemos considerar o caso extinto, uma vez que já faz mais de um ano que não visualizamos escorpiões na área”, afirmou Mayara, frisando que “diante de novos aparecimentos, o CCZ deve ser imediatamente comunicado”.

Evite acidentes

De acordo com Mayara, o Brasil possui uma heterogeneidade de habitat que favorece uma diversidade de espécies de animais peçonhentos. Por isso, é preciso adotar alguns cuidados para evitar acidentes:

  • Utilizar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;
  • Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho antes de utilizar;
  • Afastar as camas das paredes;
  • Evitar pendurar roupas fora de armários;
  • Não acumular entulhos e materiais de construção;
  • Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros e cantos de parede;
  • Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
  • Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;
  • Manter limpos os locais próximos das casas;
  • Evitar plantas do tipo trepadeiras, bambus e banheiras junto às casas;
  • Manter a grama sempre cortada e limpar frequentemente terrenos baldios
Redação – Maria Henrique Leandro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo