FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Coronavírus

Pesquisas identificam novos sintomas ligados à Covid-19

Sintomas Covid unsplash

Médico e professor da Unesc, Rafael Ostermann aponta diferentes reflexos da doença em pacientes infectados.

Após meses de pesquisas a análises de pacientes infectados com a Covid-19 em todo o mundo, aos poucos a ciência tem encontrado novas evidências para o combate à doença. Entre as descobertas já relatadas em estudos estão o aparecimento de sintomas diferentes dos principais mencionados até então como tosse seca, febre, dificuldade para respirar e cansaço. Ao acompanhar de perto a situação da pandemia na região, participando ativamente do projeto SOS Unesc Covid-19, o médico e professor da Universidade, Rafael Ostermann, afirma que entre as novidades está o aparecimento de sintomas cutâneos e gastrointestinais.

Conforme o médico, esses são considerados sintomas atípicos da doença, que, com o avanço das pesquisas, já mostra que vai muito além de uma doença respiratória ou hematológica como citado até então. “Até agora a medicina têm focado o conhecimento em cima de quadros pulmonares, inclusive esse é o mote dos direcionamentos das triagens, porém, nós já sabemos que vem sendo cada vez mais relatados na literatura casos de lesões dermatológicas e ligadas ao sistema gastrointestinal”, afirma.

Contape
Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Entre as diferentes manifestações do vírus, de acordo com Rafael, podem estar o aparecimento de alterações locais na pele, por vezes resultado de alterações vasculares que se manifestam na pele. “Existem, por exemplo, algumas lesões que podem aparecer nos pés e nas mãos. São lesões avermelhadas que muitas vezes se parecem com bolhinhas de pus, o que chamamos de erupções. Isso pode ocorrer em torno de 19% dos pacientes e já nos estágios mais avançados da doença”, salienta.

Ainda entre as manifestações cutâneas, de acordo com o médico, podem estar as chamadas vesículas, erupções vesiculares, algo parecido com um herpes e que é mais comum em pacientes de meia idade.

Outras possibilidades relacionadas à lesão em pele, conforme Rafael, estão as chamadas urticariformes e erupções maculopapulares. “A urticariforme, parece uma urticária, uma reação alérgica. Ela pode se espalhar por todo o corpo e em geral faz com que o paciente sinta uma coceira bem intensa. Já as erupções maculopapulares, presentes em 50% dos pacientes, são lesões mais elevadas, como uma placa avermelhada”, explica o professor.

Por fim, pesquisas já mostram também a significativa presença do chamado “livedo reticularis”, condição que traz o aspecto de “pele motiada”. “Nesses casos aparecem vasinhos sanguíneos bastante evidentes. Isso muitas vezes ocorre fruto da obstrução vascular por coágulos. Isso porque o coronavírus, além de ser uma doença respiratória, também gera distúrbios na coagulação, uma coagulação descontrolada, o que foi descoberto através de autópsias de pacientes que foram a óbito em decorrência da Covid-19”, explica o médico, que acrescenta que os exames nestes casos apontaram a presença de coágulos, trombos, no pulmão, no cérebro, nas artérias dos rins, nas coronárias e em artérias a nível da pele.

Já no que diz respeito aos sintomas gastrointestinais, ligados à sua especialidade, conforme Rafael, não é tão claro o diagnóstico ligado à Covid-19. “Os sintomas gastrointestinais tão ou mais frequentes nos pacientes com o vírus, porém são muito inespecíficos. Nós não conseguimos, baseados na sintomatologia, na clínica digestiva, dizer que um paciente tem alta probabilidade de ter a Covid”, comenta.

Já entre os relatos citados na literatura, ainda conforme o médico, estão casos de dores abdominais intensas principalmente no lado direito, o que leva ao diagnóstico de uma possível apendicite. “Alguns casos chegaram a ser operados por conta dessa forte suspeita, porém quando em cirurgia foi descoberto eu na verdade trata-se de uma inflamação nos gânglios, nas ínguas que ficam em volta do intestino, o que chamamos de adenite mesentérica”, acrescenta.

Como os sintomas elencados se manifestam em casos já mais avançados da doença, de acordo com Rafael, os protocolos e orientações seguem priorizando o diagnóstico através dos sintomas listados como principais. “É preciso tomar todas as medidas de prevenção com uso constante de máscara fora de casa, saídas apenas se necessário e higienização das mãos com álcool gel ou água e sabão em todas as situações. Os sintomas de alerta continuam sendo a febre, a tosse seca e o cansaço acima do normal do dia a dia”, instrui.

SOS Unesc: Covid-19

Caso tenha algum dos sintomas ou queira tirar dúvidas sobre a Covid-19 os moradores de toda a região Sul de Santa Catarina podem contar com o programa SOS Unesc – Covid-19. O programa disponibiliza, ao todo, 72 residentes da área da saúde, 14 professores da Universidade e 24 professores médicos para atendimento virtual.

Por meio da ferramenta de Whatsapp o grupo pode sanar dúvidas sobre sintomas, formas de agir e, sobretudo, selecionar os casos graves para encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde. O número oficial para os atendimentos gratuitos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, é o (48) 9 9183-8663.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo