FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Pena para motorista alcoolizado que cometer homicídio vai aumentar

USAR dnlburigo etilometro bafometro lei seca 6
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Mudança já passou pela Câmara dos Deputados e Senado e aguarda, agora, sanção presidencial.

O motorista que, embriagado, cometer algum homicídio, poderá passar mais tempo atrás das grades. Já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e agora aguarda sanção presidencial, o Projeto de Lei que aumenta a pena para o crime e prevê detenção de cinco a oito anos. Atualmente, o Código de Trânsito estabelece uma punição de dois a quatro anos.

De autoria da deputada Keiko Ota (PSB-SP), o projeto tramita desde 2015 na Câmara, foi aprovado com emendas pelo Senado e, nessa semana, tais emendas foram avaliadas e votadas novamente pelos deputados federais. Além do aumento do período de detenção, a penalidade administrativa que suspende ou proíbe a habilitação para dirigir qualquer veículo automotor continua valendo.

Contape
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Para o responsável do setor de infrações da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Criciúma, André Marcelino, a mudança é boa para proporcionar certa recompensa moral para quem teve algum ente perdido nesse tipo de acidente. “Essa possibilidade de condenação vai aumentar, mas acredito que o medo do motorista, que atualmente não tem educação quando dirige, vai permanecer o mesmo. Para mudar a realidade efetivamente, precisamos mudar também os hábitos e comportamentos, porque o esforço legal e a punição por si só não são suficientes para resolver o problema”, argumenta.

Embora a pena aumente, poderá ser possível que o juiz determine a substituição da prisão por alguma pena restritiva de direitos, uma vez que o Código Penal permite a alteração para o caso de homicídio culposo, ainda que a condenação seja por mais de quatro anos.

Crime de racha

O texto aprovado nessa semana mantém a referência ao crime de racha apenas no artigo 308 do Código de Trânsito, que trata especificamente do assunto e prevê pena de detenção de seis meses a três anos, caso a prática não resulte em morte ou lesão grave, cujas penas são maiores.

Além da definição de racha como disputa, corrida ou competição não autorizada, o projeto inclui no conceito a exibição ou demonstração de perícia no veículo automotor sem autorização.

Lesão corporal

Quando o condutor alcoolizado ou sob influência de substâncias que alterem sua capacidade psicomotora causar, com o veículo, lesão corporal grave ou gravíssima em alguma pessoa, a pena será de reclusão de dois a cinco anos.

O único agravante previsto atualmente é de aumento de um terço da pena para casos de homicídio culposo se o agente não possuir permissão ou habilitação; praticar o ato em faixa de pedestres ou na calçada; ou deixar de prestar socorro à vítima do acidente.

As novas regras deverão entrar em vigor após 120 dias da publicação da futura lei.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo