Cultura

Páscoa: crianças podem pintar ovos coloridos para decorar a Osterbaum

A cidade de Forquilhinha, a mais alemão do Sul de Santa Catarina, começa a viver a tradição da Páscoa. Nesta época da Quaresma, o município convida as famílias a começarem a produção de ovinhos coloridos com as crianças para enfeitar a Osterbaum, a Árvore da Páscoa, na praça dos Imigrantes Alemães.

A árvore é a grande atração da cidade e conta com a participação dos alunos e comunidade em geral que contribuem com ovos pintados à mão. “É algo simples, mas de uma beleza única e um simbolismo muito importante para a cidade”, comentou a coordenadora do Centro Cultural, Thais Figueredo.

O trabalho de pintar as casquinhas une gerações e é nessa época do ano que podemos evidenciar o verdadeiro sentido da Páscoa. “Queremos envolver ainda mais a comunidade na decoração da árvore e deixar a nossa osterbaum maravilhosa. É brincando que as crianças aprendem a manter viva a tradição da árvore de Páscoa”, declarou.

Star Seguros
Contape
Posto Bravo
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Banana Motos

Coleta de casquinhas

Para decorar a Osterbaum, o governo de Forquilhinha, conta ainda com a parceria da Secretaria de Educação para trabalhar com as crianças em sala de aula a produção dos ovinhos. Já para a comunidade em geral, os ovinhos para a decoração podem ser entregues na casa do coelho, em frente à Rua Coberta até o dia 22 de março.

Em virtude da pandemia, não podem ser realizadas as atividades com oficinas para a pintura das casquinhas como acontecia em anos anteriores. A decoração de Páscoa tem a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha (CDL) e Coopera.

Significado da Osterbaum

A árvore da Páscoa, é um dos símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho, são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a ressurreição do Senhor.

O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.

A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa.

Redação – Cris Freitas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo