FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Partidos têm até 30 de abril para apresentarem prestação de contas

No próximo dia 30, termina o prazo para os partidos políticos apresentarem suas prestações de contas partidárias referentes ao exercício de 2014. Aqueles que não apresentarem os documentos de acordo com a legislação eleitoral podem ter o repasse de cotas do Fundo Partidário suspenso até que a inadimplência seja cessada, conforme o artigo 32 da Resolução TSE 23.432/2014.

A apresentação da prestação de contas pelos diretórios estaduais, municipais e comissões provisórias dos partidos deve seguir asOrientação Técnica nº 2 de 2015, da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE, nos termos da Portaria TSE nº 107 de 4 de março deste ano. Os procedimentos estabelecidos nas Orientações Técnicas n. 2 devem também ser observados para as prestações de contas de exercícios anteriores a 2014, eventualmente não entregues à Justiça Eleitoral.

Os diretórios nacionais das legendas devem entregar no TSE as respectivas prestações de contas. Já os diretórios estaduais devem apresentá-las aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e os diretórios municipais, nas zonas eleitorais.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Net Lider

A entrega da prestação de contas anual pelos partidos políticos é determinada pela Constituição Federal (artigo 17, inciso III) e pela Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 32). De acordo com a legislação, compete à Justiça Eleitoral fiscalizar as contas dos partidos e a escrituração contábil e patrimonial, para verificar a correta regularidade das contas, dos registros contábeis e da aplicação dos recursos recebidos, próprios ou do Fundo Partidário.

Palestras sobre prestação de contas

A coordenadora de Controle Interno do TRE-SC, Denise Goulart Schlickmann, está ministrando palestras no Oeste do Estado sobre “Processamento das Contas Partidárias”. A palestra aborda, didaticamente, as alterações promovidas pela Resolução 23.432/14, do TSE, que disciplina as regras para a prestação de contas anuais de partidos políticos.

Schlickmann é pós-graduada em Auditoria Governamental e em Direito Eleitoral. Nesta quarta-feira (22), a servidora esteve em Concórdia. Já na quinta-feira (23), ela estará em Chapecó, e, por fim, no dia 24, será a vez de São Miguel do Oeste. A palestra é direcionada aos representantes dos diretórios partidários, aos chefes de cartórios e aos contadores.

 Stefany Alves


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo