FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Meio Ambiente

Parques estaduais são alternativa para quem quer fugir da folia

florianopolis trilha ecologica do rio vermelho 20170223 1571769370

Os ritmos do Carnaval agitam diversas cidades do Estado. Quem não gosta da folia ou quer aproveitar o feriadão para descansar, tem nos parques estaduais, administrados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), uma alternativa. “Os locais proporcionam diversão e contato com a natureza. Cada vez mais catarinenses e visitantes se apaixonam pelas belezas do Estado. Quem tem sorte pode até se deparar com uma anta, uma capivara, um tatu, enfim, com animais silvestres no seu habitat”, explica o gerente das Unidades de Conservação da Fatma, Gilberto Morsch.

Na região da Grande Florianópolis, há duas opções. Em Palhoça, está a sede do Parque da Serra do Tabuleiro, que oferece no Centro de Visitantes, um espaço com fotos e maquete da área. O local é a partida para a Trilha do Maciambú, onde o contato com o verde é intenso. O Parque do Rio Vermelho, no Norte da Ilha de Santa Catarina, tem uma trilha ecológica que abriga animais resgatados de traficantes ou vítimas de maus tratos. O ambiente proporciona contato com a natureza e conscientização ambiental.

No Meio-Oeste, em Concórdia, o Parque Fritz Plaumann reúne a história da colonização local e também oferece quatro trilhas diferentes: do Lajeado Cruzeiro, das Marrequinhas, do Mirante e da Canafístula. Todas podem ser feitas com a orientação de guias. No Extremo-Oeste, em São Domingos, um mar verde de Araucárias é o cenário final de uma das trilhas do Parque Estadual das Araucárias. No Centro de Visitantes do local, é possível conhecer a história do local que já foi ocupado por uma madeireira.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape

Confira os horários de cada parque:

Parque Estadual Serra do Tabuleiro

  • De quarta-feira a domingo, das 13h às 18h. Contato: (48) 3286.2624.

Parque Estadual do Rio Vermelho

  • De terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Funciona na terça-feira, 28, dia de Carnaval. Contato: (48) 3665.4492.
  • Trilha Ecológica: (48) 3665.4492/99828.8952 / trilha@fatma.sc.gov.br.

Parque Estadual Fritz Plaumann

  • Sábados, das 9h às 17h; domingos, das 13h às 18h. Quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento (para grupos).

Parque Estadual das Araucárias

  • Sábados e domingos, das 13h às 17h. Contato (49) 9132.4969 – Grimpeiros, gestores do parque.
Francine Ferreira – Claudia De Conto


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo