FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Esportes

De pai a técnico: Jean Bonetti e sua história com o voleibol catarinense

técnico

Com 52 anos, ele coordena mais de 500 atletas no vôlei de Forquilhinha.

A paixão pelo esporte une as pessoas, e no voleibol não é diferente. O técnico Jean Bonetti, de 52 anos, é a prova disso. Atuando há mais de 31 anos com o esporte, ele já treinou mais de 5 mil atletas. Mais do que treinar, ele orientou, aconselhou, brigou e vibrou com as conquistas dentro e fora da quadra. Neste domingo, dia 13, é celebrado o Dia dos Pais e ele prova diariamente que faz papel de pai de muitos atletas.

“Tenho três filhos biológicos, que são a Natália, Susan e o Arthur, de 24, 26 e 8 anos, mas muitas vezes eu tenho muito mais que os três. Hoje, atuamos com 500 atletas no vôlei de Forquilhinha. São crianças e adolescentes de 9 aos 18 anos e todos, em algum momento, precisaram de um conselho, de um desabafo e até mesmo de um abraço. Estive a frente do projeto sozinho há mais de 20 anos e, por isso, sempre digo que tenho mais que três filhos”, comenta Bonetti.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Maderonchi

O técnico é natural de Braço do Norte e iniciou voleibol em 1984. “Gostava de jogar futebol, mas o professor Inivaldo me viu jogar vôlei na escola e me incentivou a conhecer mais o esporte e me apaixonei. Fui ponteiro, disputei campeonatos, me formei em Educação Física e comecei a atuar como técnico na categoria masculina em 1992, em Braço do Norte. Já em 2002, iniciei o projeto em Forquilhinha e estou até hoje formando cidadãos na cidade”, ressalta.

Desde que chegou em Forquilhinha, Bonetti transformou o voleibol na cidade. “Peguei ótimas gerações de atletas e conquistamos tudo o que podíamos. Chegamos a ficar 90 jogos invictos. Hoje, o projeto conta com diversos profissionais, mas antigamente eu atuava sozinho e, neste tempo, fui muitas vezes psicólogo, pai, amigo e dei conselhos para muitos atletas”, lembra. “Ver meus antigos atletas se formando na faculdade ou até mesmo trabalhando com voleibol é um orgulho e mostra que o projeto está no caminho certo”, acrescenta.

Bonetti afirma que o voleibol de Forquilhinha mudou gerações. “Ao caminhar pelas ruas de Forquilhinha, é possível notar as crianças e adolescentes praticando vôlei e isso me enche de orgulho. Em mais de 20 anos de projeto, todos os prefeitos que passaram pela administração municipal ajudaram o vôlei. Isso é um motivo de orgulho e temos que continuar trabalhando para formarmos novos atletas e darmos continuidade ao trabalho. Hoje, sou uma peça na engrenagem, porém com orgulho de saber que ajudei desde o início”, afirma.

Há mais de um ano, Bonetti também criou o vôlei masculino em Forquilhinha. “Era um pedido antigo dos moradores da cidade. Hoje, temos diversos meninos jogando e também conseguimos mudar a vida deles por meio do esporte. O vôlei da cidade agora conta com times feminino e masculino, e virou referência em todo Estado”, observa o técnico.

Futuro

O técnico de vôlei garante que o vôlei vai permanecer em sua vida e que continuará ajudando os atletas. “Ajudar esses mais de 500 atletas não é apenas ensinar fundamentos do vôlei, mas também é dar um conselho, um abraço, mostrar o que é certo e errado. É necessário mostrarmos às novas gerações que o esporte é um caminho correto, trabalhar com disciplina e dar uma oportunidade para quem precisa”, ressalta.

Ao longo de sua carreira como técnico de voleibol, Bonetti conquistou inúmeros títulos, mas sua maior conquista é ainda poder formar cidadãos. “Neste ano de 2023, Forquilhinha conta com mais de 500 atletas participando do projeto. É um número impressionante. Com certeza, ele vai crescer em 2024 e tudo isso mostra que estamos formando cidadãos, porque esse é o nosso objetivo. O vôlei fica em segundo plano quando nós falamos em um projeto social tão importante para a cidade”, pontua.

Conquistas como técnico:

  • Campeão Brasileiro de Seleções de Voleibol Feminino, categoria infanto-juvenil, atuando na função de Auxiliar-Técnico e Chefe da Delegação de Santa Catarina, em Brasília (DF), em 2012;
  • Melhor Técnico do Estado de Santa Catarina na Categoria Pré Mirim (até 13 anos) em 2013;
  • Recebeu em 2017 uma “Moção de Aplauso” na Sessão da Câmara de Vereadores de Forquilhinha pelos 25 anos de serviços prestados ao Voleibol;
  • Recebeu em 2023,o título de Cidadão Forquilhinhense, na Câmara de Vereadores;
  • Recebeu em 2018 o “Troféu Excelência em Voleibol”, Premiação concedida pela Liga Voleibol de Santa Catarina pelos seus serviços prestados ao Voleibol Catarinense;
  • Medalha de Prata Etapa Estadual dos JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina), na modalidade de Vôlei de Praia em Duplas Feminino, em Blumenau, em 2002;
  • Campeão, vice-campeão, medalha de bronze nos campeonatos Estaduais de Voleibol Feminino;
  • Várias atletas destaques dos campeonatos promovidos pela Federação Catarinense de Voleibol e da Liga Voleibol de Santa Catarina;
  • Três atletas convocadas para a Seleção Brasileira e várias atletas convocadas para a Seleção Catarinense de Voleibol;
  • Vários títulos conquistados em eventos promovidos pela Fesporte (OLESC, Joguinhos, JASC);
  • Nove vezes campeão do “Troféu Eficiência” da Liga Voleibol de Santa Catarina (2011 /2012 /2014 /2016 /2017 /2018 /2019 /2021 /2022). Esse troféu é conquistado pela equipe que tiver o melhor desempenho na temporada da Liga Voleibol de Santa Catarina;
  • 36 títulos de campeão “Série Ouro” em categorias dos Campeonatos da Liga Voleibol de Santa Catarina.
Redação – Rafaela Custódio


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo