Alerta

Outubro Rosa: este sábado é o Dia ‘D’ de conscientização para mulheres

Realização do exame preventivo e solicitação da mamografia em todas as unidades de saúde são os diferenciais deste sábado.

A programação do Outubro Rosa de Criciúma vai promover neste sábado, 20, o Dia ‘D’ da campanha, quando todas as 48 Unidades Básicas de Saúde do município estarão de portas abertas, das 13h às 17h. Os profissionais estarão à disposição para solicitar mamografias, realizar exames preventivos e ampliar o olhar sobre a saúde da mulher.

Para fazer o exame, a mulher não pode estar no período menstrual e estar há dois dias sem ter relação sexual. É necessário levar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e também um documento com foto.

Star Seguros
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Sabor D,Italia
Net Lider
Posto Bravo

De acordo com a coordenadora da atenção básica, Camila Felício, a intenção de realizar o Dia ‘D’ no sábado à tarde é pelo fato de muitas mulheres trabalharem no comércio e não terem acesso ao exame durante a semana. “O preventivo é feito na hora e a mamografia pode ser solicitada e agendada nas duas clínicas disponibilizadas pela Secretaria da Saúde”, explicou.

Segundo a secretária de Saúde, Francielle Gava, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata as mulheres no mundo, seguido do câncer no colo de útero. “Esses, são dois tipos de câncer que, se prevenidos e diagnosticados precocemente, têm uma alta taxa de cura, por isso, a importância do autocuidado”, enfatizou.

Desde o início do ano, Criciúma já realizou 4.695 mamografias e 8.143 preventivos. A Secretaria de Saúde disponibiliza a mamografia com livre demanda todos os meses, não só em outubro, portanto, a mulher pode requisitar o exame quantas vezes for necessário. Em 2017 foram 7.666 mamografias no município e esse ano o número já chegou a 4.695 exames.

Francine Ferreira – Beatriz Formanski

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo