FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Especial

Outorga “Zilda Arns” premia personalidades e entidades em Forquilhinha

Outorga Zilda Arns

Solenidade ocorreu Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas – Um Tributo à Zilda Arns.

Emoção e várias ações extraordinárias marcaram a premiação da outorga “Zilda Arns”, na manhã desta quarta-feira, dia 26, que reconheceu personalidades e entidades brasileiras e mundiais que se destacam por seu trabalho em favor de crianças e adolescentes.

“Estou a mais de 10 mil quilômetros da minha casa, mas ao chegar a Forquilhinha me senti em casa ao visitar a sede da Pastoral e ao estar nesse seminário. Essa é a casa da criança, da proteção, da saúde, da educação e do compromisso pela infância. Sinto um sentimento de gratidão por este reconhecimento por nosso compromisso e dedicação com a primeira infância e levo para casa essa medalha com tanta emoção e respeito”, revelou Jesús Palácios, Doutor em Psicologia e Professor de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Universidade de Sevilha, na Espanha.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider

A representante do CIESPI, PUC/RIO, Irene Rizzini lembrou que doutora Zilda Arns é uma inspiração para o seu trabalho. “Ela foi uma pioneira impressionante no combate à fome, muito antes de ser tomar uma bandeira importante para o nosso país. Nós vivemos muitos desafios no nosso país hoje, nós temos um legado histórico de muitas desigualdades. Somos um país rico, lindo, espetacular, mas profundamente desigual e isso afeta profundamente a toda a população, mas principalmente, às crianças que crescem num planeta de não ter um futuro. Essa lembrança nós da energia para seguir nosso trabalho” afirmou a homenageada.

O seminário continua com temas importantes como proteção à infância pós pandemia, convivência familiar e comunitária, orçamento da criança (FIA), desenvolvimento psicológico na Primeira Infância e o impacto do uso das tecnologias, são alguns dos temas até o dia 27 de abril, no Hotel Oma Zita.

O evento chega à oitava edição realizado na cidade natal da médica Zilda Arns, que fundou a Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante o terremoto no Haiti.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lilian Arns, destaca que o objetivo do encontro é discutir as políticas públicas para a primeira infância nos diversos níveis, buscando a proteção integral, voltando para Forquilhinha os olhares do mundo todo, o que torna a cidade uma referência quando o assunto é primeira infância.

“O seminário tem como objetivo principal valorizar pessoas e entidades que, a exemplo de Dra. Zilda Arns, lutam pela promoção, proteção, defesa e garantia de direitos de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, contribuindo para uma mobilização nacional e internacional em favor da vida e dando visibilidade às práticas de sucesso”.

O prefeito de Forquilhinha, Jose Claudio Gonçalves, pontua que o seminário cumpre um importante papel em manter viva a memória da Dra. Zilda Arns, uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente. “Serão dias importantes que debatendo as principais ações desenvolvidas no mundo em prol da primeira infância. A cada ano, o evento cresce e trazemos personalidades que atuam em várias frentes deste importante tema”.

Homenageados

Entre os homenageados deste ano estão grandes nomes a nível nacional e internacional, como Jesús Palácios, da Universidade de Sevilla, Espanha; Salvador Herência Hinojosa, Secretario Técnico Del Grupo Directivo Inversión em la Infancia, do Peru; Ivania Ghesti, do Conselho Nacional de Justiça, entre outros palestrantes que proporcionarão o mais alto debate sobre primeira infância na atualidade.

Pacto Nacional

Ainda na programação do evento, na sexta-feira, dia 28, na Casa Mãe Helena, acontecerá a reunião para implementação do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Santa Catarina promovido pela Conselho Nacional de Justiça, tendo como pauta a elaboração dos planos estadual e municipais para a Primeira Infância.

O evento é promoção da Prefeitura de Forquilhinha, Instituto Arns, Pastoral da Criança e UNICEF e conta com o apoio de importantes parceiros como a Rede Nacional Primeira Infância, Unesc, FECAM,Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitaria, Movimento Nacional Direitos Humanos, Projeto Legal, e outros.

O seminário é voltado para conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Educadores, Socioeducadores, Orientadores Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Promotores, Juízes, Advogados, Conselheiros de demais Políticas Públicas, Secretários Municipais, bem como demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.

Redação – Cris Freitas


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo