FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Osteoporose atinge um em cada cinco homens no mundo

dor dor na perna dor no joelho cansaco perna

A doença pode provocar fraturas e lesões graves nos ossos.

Conhecida popularmente como uma doença feminina, a osteoporose também ataca homens na terceira idade. A patologia é caracterizada pela diminuição da massa óssea que ocorre com o envelhecimento, leva à redução da resistência e aumenta o risco de fraturas. “Quando essa perda alcança um nível a ponto de desorganizar a estrutura dos ossos, aumentando a sua fragilidade e o risco de fraturas, o diagnóstico é osteoporose”, explica o médico ortopedista e traumatologista de Chapecó Joaquim Reichmann.

É comum associar a doença às mulheres porque após a menopausa, o organismo deixa de produzir hormônios sexuais o que intensifica o processo de descalcificação e consequentemente, o enfraquecimento dos ossos. Por isso, a incidência é maior entre o sexo feminino. “A fragilização do osso pode se tornar tão grande que ele chega a se quebrar sozinho. Em alguns casos, o próprio peso do corpo provoca microfaturas, principalmente na coluna, causando fortes dores nas costas”, comenta Reichmann.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Mas os homens também podem sofrer com o problema e devem ficar atentos. A osteoporose geralmente não apresenta sintomas e pode evoluir progressivamente. Só no ano passado, o Ministério da Saúde registrou 7500 casos de internações hospitalares para tratamento de fraturas de fêmur em homens.

A patologia possui duas formas clássicas: a fisiológica ou primária e a secundária, geralmente causada por outras enfermidades. A osteoporose masculina frequentemente tem causas secundárias, como o uso de derivados da cortisona por mais de três meses, fumo, abuso do álcool e redução dos níveis de testosterona. Alguns casos também são atribuídos à falta de exposição ao sol que causa deficiência de vitamina D, à insuficiência renal ou hepática, baixa ingestão de cálcio e à redução dos níveis de estrogênio (hormônio feminino que os homens também sintetizam a partir da testosterona).

Para prevenir a doença o médico recomenda a ingestão de cálcio com alimentos ou suplementos. O leite e seus derivados (queijos e iogurtes) são as melhores fontes alimentares de cálcio e devem ser ingeridos diariamente. Também é recomendado evitar alguns hábitos como o fumo, bebidas alcoólicas e café.

Tratamento

O tratamento envolve mudanças no estilo de vida e medicamentos. Andar e fazer exercícios com pesos reduz o risco de quedas e fraturas em pessoas de idade avançada. Suplementos de cálcio e vitamina D são recomendados para manter a massa óssea especialmente em pessoas cuja dieta é pobre em leite e derivados. Medicamentos para aumentar a massa óssea devem ser receitados quando o resultado da desintometria cai na faixa da osteoporose. “A doença não tem cura, mas o tratamento estabiliza o quadro, evitando complicações e reduzindo o risco de fraturas”, finaliza Reichmann.

Francine Ferreira – MARCOS A. BEDIN


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo