FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Infraestrutura

Operação Verão 2018: CASAN prevê abastecimento pleno no Verão

Operacao Verao 2018 adutora1200

Prática adotada no planejamento da CASAN nos últimos quatro anos, a quarta reunião preparatória à Operação Verão foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 25, quando o corpo de engenheiros da Empresa repassou detalhe por detalhe para garantir tranquilidade ao abastecimento da próxima temporada no Estado.

Com base nos dados coletados até o momento, nos investimentos e nas obras em execução, a expectativa é transformar a Operação Verão 2018 na temporada que marcará definitivamente a estabilidade do abastecimento de água do Estado. “Hoje já podemos afirmar que não falta mais água em Santa Catarina”, disse o diretor-presidente Valter José Gallina após checar todos os dados apresentados pelos técnicos. “Se falta água em alguma rua, bairro ou cidade, é porque um acidente ocorreu, como rompimento ou vazamento de rede, e, nesses casos, estamos cada vez mais ágeis para consertar.”

A reunião foi realizada um dia após a bem-sucedida operação que desviou para uma área de segurança a adutora do Rio Pilões, considerado o principal manancial do Sistema de Abastecimento da Região Metropolitana. A adutora de 800 mm foi assentada agora sob a estrada, eliminando os trechos aéreos que em meio à Serra do Tabuleiro a tornava passível de deslizamentos de terra. Somente nesta obra de segurança a Empresa está investindo mais de R$ 2 milhões. “Certamente não é das obras maiores da CASAN, mas é uma das mais importantes para a história do abastecimento de água tratada de Santa Catarina”, disse o engenheiro Joel Hortsmann, coordenador da operação em Pilões.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Os técnicos também levaram à reunião o estágio das obras de implantação do trecho que falta da adutora de 1.200 mm, a maior do Estado. Esta tubulação está sendo implantada na área continental de Florianópolis e em São José. Ela vai ampliar o abastecimento das duas cidades e beneficiar sobremaneira a população de Biguaçu. “Até dezembro esta obra estará concluída”, disse o engenheiro Fabio Krieger, dando outra boa notícia à região catarinense que mais recebe turistas no Verão.

Na temporada passada, a marca recorde de 220 milhões de litros/dia de água tratada foi ultrapassada quase todos os dias na Grande Florianópolis. Este ano, se necessário, será possível até superar estes números, pois a oferta será maior. No dia 15 de janeiro, a Companhia disponibilizou 186 milhões de litros apenas para consumo de Florianópolis, indicando que naquele dia havia aproximadamente 1,2 milhão de pessoas na Capital, cuja população fixa é de 470 mil. Foi o maior volume de água consumido até hoje em Santa Catarina no período de um só dia.

Diferentemente de 2015, quando houve a necessidade de 38 ações, e do ano passado, quando a CASAN produziu cerca de 30 obras e melhorias, a Operação Verão 2018 está restrita a 16 pontos e obras. Além das adutoras de 800 e 1.200 mm, o planejamento prevê até dezembro melhorias nas redes e Estações de Tratamento dos Ingleses (a região que mais recebe turistas), Vargem Pequena, Rio Tavares, Lagoa e Barra da Lagoa, novos conjuntos moto-bomba para os sistemas Costa Norte e Costa Leste, limpeza geral de poços e adutoras e revisão completa das instalações elétricas. Estes procedimentos ocorrem no Litoral e nas demais regiões que recebem visitantes.

Como tem feito preventivamente nos últimos anos, a CASAN também vai locar geradores para enfrentar as quedas de energia em suas unidades e uma frota de caminhões-pipa como medida de segurança. “Todo nosso esforço é para evitar o uso desses caminhões”, disse o engenheiro Gallina ao final da reunião.

Francine Ferreira – Gerência de Comunicação Social da CASAN


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo