FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Operação Veraneio termina com redução de crimes e maior integração policial

florianopolis encerramento da operacao veraneio 2017 2018 20180313 1248207360

A Operação Veraneio 2017/2018 chega ao fim em Santa Catarina com redução de roubos, furtos, latrocínio e aumento da quantidade de drogas apreendidas. Os números foram apresentados nesta terça-feira, 13, em cerimônia realizada no Centro Administrativo da Segurança Pública em Florianópolis. Desde o dia 18 de dezembro, a ação mobilizou 10.545 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do IGP, sendo a maior operação integrada  dos órgãos da Segurança Pública.

Comparada à operação passada, houve diminuição de 29,3% do número de roubos – que caiu de 1.931 para 1.365 – e de furtos, passando das 13.218 ocorrências para 9.841 (25,5%). Além disso, na temporada passada foram oito vítimas de latrocínio contra duas nesta operação. Já em relação a drogas  apreendidas (maconha, cocaína e outras), foram 11.825 quilos na temporada 2017/2018, 223,9% a mais do que em 2016/2017, quando foram apreendidos 3.651 quilos de drogas.

O secretário da SSP, Alceu de Oliveira, destacou a excelência dos serviços prestados pelas Instituições da Segurança Pública de Segurança e elencou os investimentos e os esforços feitos na distribuição dos efetivos para o litoral catarinense.

Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

florianopolis encerramento da operacao veraneio 2017 2018 20180313 1611426818

“Foi um excelente trabalho desenvolvido com redução de indicadores de criminalidade e um trabalho integrado das forças policias que apostaram na prevenção”, disse. A Operação Veraneio 2017/2018 abrangeu 61 municípios, sendo 29 balneários e 32 cidades com características turísticas como estâncias hidrominerais, fronteiras, entre outros.

Polícia Militar

Em sua fala, o sub-comandante da Polícia Militar, coronel Cláudio Klogin, representando o comandante-geral Carlos Alberto Araújo Gomes, destacou as 4.720 Operações Policiais Militares executadas e que resultaram na abordagem de 122.217 veículos e 60.214 pessoas em diversas operações.

Destacou também os  quadriciclos que potencializaram a ação dos policiais militares nas faixas de areia dos balneários turísticos, helicópteros e aeronaves, sistema de captura de imagens (placas de veículos e pessoas) e as bases comunitárias móveis. A Polícia Militar investiu recursos da ordem de R$ 10.055.192,00 nas três etapas da operação.

Corpo de Bombeiros Militar

O comandante-geral, coronel João Valério Borges, destacou a redução no número de afogamentos com mortes, de 27 na edição passada para 14 este ano, e as ações de prevenção aos banhistas, que saltaram de 3.187.163 para 4.135.968.

O comandante fez questão de ressaltar a importância de projetos como Golfinho, que cumpriu a meta atendendo 7 mil crianças que receberam informações sobre segurança marítima, acessibilidade que proporcionou a pessoa com deficiência tomar banho de mar com supervisão dos bombeiros.  Apesar da solenidade de encerramento, o serviço de guarda-vidas continua a ser oferecido nas praias mais movimentadas do Litoral Catarinense até o Semana Santa.

Polícia Civil

A Polícia Civil empregou um efetivo de 1.836 policiais em 36 cidades atendidas para coibir o aumento de criminalidade durante o período.

O delegado-geral, Marcos Ghizoni Jr, apontou que, além do uso cada vez mais acentuado de tecnologias avançadas durante ações no Estado, houve uma melhora nítida do atendimento ao turista estrangeiro, inclusive com integração entre embaixada, consulado e Polícia Civil. “Com a incursão de um de nossos policiais no diálogo com o turista estrangeiro, e oferecendo tratamento diferenciado com um agente bilíngue, o discurso de sociedade e segurança ultrapassa o papel. É palpável”, considera o delegado Ghizoni.

Instituto Geral de Perícias

O Instituto Geral de Perícias mobilizou um efetivo de 307 servidores, entre peritos e técnicos criminalísticos em oito Núcleos Regionais de Perícia no Estado. Na operação Veraneio foram expedidos mais de 2,6 mil laudos:

igp

Homenagens

Durante a cerimônia foram homenageados os policiais militares soldado PM Lincoln Vieira, João Henrique Dutra e Cristiani Scheitzer Pereira, que no atendimento de furto a um veículo no Bairro de Coqueiros. tiveram que pular no mar para prender um adolescente que havia furtado um veículo.

Foram homenageados ainda o agente de Polícia Rodrigo Mario Firma Paz Forte, da Deic, pelo trabalho de acompanhamento e tradução nos registros de ocorrência feitos por turistas estrangeiros, e o 3° sargento BM Antônio Carlos Vieira Cataldo, cabo BM Wiilian dos Santos. Soldado BM Natasha de Oliveira Castro e soldado BM Daniel Ribeira Almeida receberam homenagem pelo resgate a um turista que estava se afogando na Praia Brava , em Balneário Camboriú.

Francine Ferreira – João Carlos Mendonça Santos


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo